DESEMPENHO SUSTENTÁVEL DE EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO (B3)

Autores

  • Janine Patrí­cia Jost Universidade de Blumenau (FURB)
  • Adriana Kroenke Universidade de Blumenau (FURB)
  • Ronaldo Leão de Miranda Universidade de Blumenau (FURB)
  • Nelson Hein Universidade de Blumenau (FURB)

Palavras-chave:

Desempenho Sustentável, Sustentabilidade, Triple Bottom Line, Empresas Brasileiras.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar o ranking de desempenho sustentável de empresas brasileiras listadas na bolsa de valores de São Paulo (B3). Para esta pesquisa foram utilizados os indicadores econômico-financeiros, sociais e ambientais disponibilizados pela Thomson Reuters e, desta forma, as empresas analisadas foram somente aquelas que apresentaram informações destes indicadores, sendo que a amostra ficou reduzida a 62 organizações. A metodologia aplicada foi o método multicritério TOPSIS, que possibilitou o ranqueamento das organizações de acordo com o seu desempenho sustentável, visualizando a sustentabilidade como um aspecto agregador de indicadores econômico-financeiros, ambientais e sociais, assim como também possibilitou analisar estes indicadores individualmente. Os resultados evidenciaram que as empresas ocuparam posições alternadas nos rankings analisados, de acordo com o seu desempenho em cada um dos aspectos verificados. Conclui-se desta forma que, na amostra analisada, as três melhores empresas classificadas de acordo com o ranking de desempenho sustentável foram a Natura Cosm. SA, Lojas Renner SA e CCR SA, e que ao analisar individualmente o desempenho econômico-financeiro, ambiental e social destas mesmas empresas, a sua classificação não se manteve, apresentando diferenças em cada ranking analisado.

Biografia do Autor

Janine Patrí­cia Jost, Universidade de Blumenau (FURB)

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração - Universidade Regional de Blumenau. Possui mestrado em Ciências Contábeis (2018) pela Universidade de Blumenau (FURB). Especialização Lato Sensu em Auditoria Contábil e Controladoria (2015), pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI) e graduação em Ciências Contábeis (2011), pela Fundação Educacional Machado de Assis (FEMA).

Adriana Kroenke, Universidade de Blumenau (FURB)

Possui graduação em Matemática (2007), mestrado em Ciências Contábeis (2009) pela Universidade Regional de Blumenau e doutorado pelo Programa de Métodos Numéricos e Engenharia da Universidade Federal do Paraná (2014). Professora do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau desde 2010. Atualmente é professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau. Suas pesquisas concentram-se na área de Análise Multivariada de Dados, Análise Decisória Multicritério e Avaliação de Desempenho. Integrante do grupo de estudos MULTIVAR vinculado ao Grupo Español de Decisión Multicrierio (GEDM).

Ronaldo Leão de Miranda, Universidade de Blumenau (FURB)

Atualmente sou Professor Substituto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso (IFMT) Campus Várzea Grande (40 horas). Doutor em Ciências Contábeis e Administração (PPGCC/PPGAD/2021) pela Fundação Universidade de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Mestre em Desenvolvimento Regional (PPGDR/2018) pela Fundação Universidade de Blumenau - FURB (Santa Catarina). Bacharel em Administração pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Santo Ângelo (Rio Grande do Sul), com registro no CRA - RS nº 048716/O (2016). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estácio de Sá (UNESA, 2021). 

Nelson Hein, Universidade de Blumenau (FURB)

Graduado em Ciências (1987) e em Matemática (1988) pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, especialista em Ensino de Ciências / Matemática pela Universidade Regional de Blumenau (1990). Mestrado (1994) e Doutorado (1998) em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui Pós-Doutorado pelo IMPA - Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2003) e pela Anderson School of Management da Universidade do Novo México (EUA), concluí­do em 2011. É professor do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau desde 1989. Atualmente é professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau. Pesquisar Produtividade (PQ2) no perí­odo 2011 a 2019. Atual coordenador do DINTER PPGCC/FURB - UFF (Macaé).Tem experiência na área de Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estatí­stica multivariada e análise decisória multicritério. Coordena o grupo de Estudos MULTIVAR vinculado ao Grupo Español de Decisión Multicrierio (GEDM).

Referências

Araujo, J. B. D. (2010). Desenvolvimento de método de avaliação de desempenho de processos de manufatura considerando parâmetros de sustentabilidade (Doctoral dissertation, Universidade de São Paulo).

Barbieri, J. C., de Vasconcelos, I. F. G., Andreassi, T., & de Vasconcelos, F. C. (2010). Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições/Innovation and sustainability: new models and propositions/Innovación y sostenibilidad: nuevos modelos y proposiciones. Revista de Administração de Empresas, 50(2), 146.

Brundtland, G. H. (1987). Report of the World Commission on environment and development:" our common future.". United Nations.

...

Downloads

Publicado

2024-05-16

Como Citar

JOST, J. P.; KROENKE, A.; MIRANDA, R. L. de; HEIN, N. DESEMPENHO SUSTENTÁVEL DE EMPRESAS BRASILEIRAS LISTADAS NA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO (B3). Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 11, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2460. Acesso em: 22 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos