EMPREENDEDORISMO SOCIAL E OPORTUNIDADES EMPREENDEDORAS SOCIAIS
Palavras-chave:
Empreendedorismo Social, Oportunidades Empreendedoras, Bibliometria.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar as relações conceituais entre empreendedorismo social e oportunidades empreendedoras sociais a partir da revisão bibliométrica como estratégia de pesquisa. Para realização deste estudo, de abordagem quantitativa, natureza exploratoÌria e descritiva, utilizou-se da pesquisa bibliométrica e do método de pesquisa Proknow-C, por meio da ferramenta de software VOSviewer. A base de dados escolhidas para realização deste estudo foi a Web of Science. Os principais resultados mostram que Neubaum, Zahra, Gedajlovic e Shulman são os autores mais relevantes e que o maior número de documentos publicados encontram-se nos EUA. Constata-se que as publicações contendo esta temática ainda são escassas e recentes, com ausência de documentos publicados pelo Brasil na base de dados Web of Science, podendo ser considerado como um campo de pesquisa emergente e uma área a ser explorada por pesquisadores brasileiros.
Referências
Alarifi, Ghadah, Robson, Paul & Endrit Kromidha (2019). The manifestation of entrepreneurial orientation in the social entrepreneurship context, Journal of Social Entrepreneurship, DOI: 10.1080/19420676.2018.1541015
Albuquerque, A. R. P., & Teixeira, R. M. (2016, abril). O Processo de Identificação e Exploração de Oportunidade Empreendedora com base no Modelo de Aprendizagem Organizacional 4i. Revista de Ciências da Administração, 18 (44), 25-37. doi: 10.5007/2175-8077.2016v18n44p25
Ardichvili, A., Cardozo, R. & Ray, S. (2003). A theory of entrepreneurial opportunity identification and development. Journal of Business Venturing, 18, 105–123. Disponível em https://doi.org/10.1016/S0883-9026(01)00068-4
Austin, J., Stevenson, H., & Wei-Skillern, J. (2006, Janeiro) . Social and commercial entrepreneurship: Same, different, or both? Entrepreneurship Theory and Practice, 30(1), 1-22. Disponível em https://doi.org/10.5700/rausp1055
Baron, D. P. (2007). Corporate social responsability and social entrepreneurship. Journal of Economics & Management Strategy, 16(3), 683-717. doi: 10.1111/j.1530-9134.2007.00154.x
Bradley, S. W., McMullen, J. S., Artz, K., & Simiyu, E. M. (2012, janeiro). Capital is not enough: innovation in developing economies. Journal of Management Studies, 49(4), 1-34. doi: 10.1111/j.1467-6486.2012.01043.x
Carvalho, G. D. G., Sokulski, C. C., Silva, W. V., Carvalho, H. G., Moura, R. V., Francisco, A. C., Veiga, C. P. (2020, agosto). Bibliometrics and systematic reviews: A comparison between the Proknow-C and the MethodiOrdinatio. Journal of Informetrics, 14 (3), 101043, 1-14. doi: 10.1016/j.joi.2020.101043
Charles, Goodluck (2019). Sustainability of Social Enterprises Involved in Waste Collection and Recycling Activities: LESSONS from Tanzania, Journal of Social Entrepreneurship, DOI: 10.1080/19420676.2019.1686712
Cherrier, H., Goswami, P., & Ray, S. (2018, maio). Social entrepreneurship: creating value in the contexto institutional complexity. Journal of Business Research, 86, 245- 258. doi: 10.1016/j.jbusres.2017.10.056
Corner, P. D., & Ho, M. (2010, julho) How Opportunities Develop in Social Entrepreneurship.EntrepreneurshipTheory and Practice, 635-659. doi: 10.1111/j.1540-6520.2010.00382.x
Dacin, P. A., Dacin, M. T., & Matear, M. (2010, agosto). Social entrepreneurship: why we don"™t need a new theory and how we move forward from here. Academy of Management, 24 (3) 37-57. doi: 10.5465/AMP.2010.52842950
Dart, R. (2004). The legitimacy of social enterprise. Nonprofit Management and Leadership, 14 (4) 411-424. doi: 10.1002/nml.43
Dees, J. G. (1998, fevereiro). Enterprising nonprofits. Harvard Business Review, 76 (1), 55- 66. Disponível em https://hbr.org/1998/01/enterprising-nonprofits
England, L.E. (2020). Managing making and makers in open-access craft studios: the case of Turning Earth. Social Enterprise Journal, 16 (2), 159-177. https://doi.org/10.1108/SEJ-03-2019-0014
Estrin, S., Mickiewicz, T., & Stephan, U. (2013, maio) Entrepreneurship social capital, and institutions: social and commercial entrepreneurship across nations. Entrepreneurship Theory and Practice, 37(3), 479-504. doi: 10.1111/etap.12019
Filion, L. J. (2000). Empreender: um sistema ecoloÌgico de vida. In: Filion, Louis Jacques e Dolabela, F. Boa ideÌia! E agora: plano de negoÌcio, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa, cap. 1 (pp. 17-29). São Paulo: Cultura.
Finlayson, Eilidh & Roy, Michael James (2018). Empowering communities? Exploring roles in facilitated social enterprise. Social Enterprise Journal, https://doi.org/10.1108/SEJ-04-2018-0035
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo. Editora: Atlas.
Harima, A., & Freudenberg, J. (2020). Co-Creation of Social Entrepreneurial Opportunities with Refugees. Journal of Social Entrepreneurship, 11(1), 40– 64. doi: 10.1080/19420676.2018.1561498
Haugh, H. (2007, março). Community-led social venture creation. Entrepreneurship Theory and Practice, 31(2), 161-182. doi: 10.1111/j.1540-6520.2007.00168.x
Hermans, Julie and Vincent, Angel. (2019). Multiple goal pursuit in social enterprises: how does regulatory focus relate to opportunity evaluation? International Review of Entrepreneurship, 17 (2), 127-144 http://hdl.handle.net/2078.1/224875
Lumpkin, G. T; Moss, T. W.; Gras, D. M.; Kato, S., & Amezcua, A. S. (2013, dezembro)
Entrepreneurial processes in social contexts: how area they different, if at all? Small Business Economics, 40 (3) 761-783. doi: 10.1007/s11187-011-9399-3
Macias-Chapula, C. A. (1998, maio/agosto) O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, 27 (2), 134-140. doi: 10.1590/S0100-19651998000200005
Maia, J. L., Serio, L. C. D., & Alves Filho, A. G. (2015).Pesquisa bibliomeÌtrica em estrateÌgia como praÌtica: resultados exploratoÌrios e comparação de fontes. Revista EletroÌ‚nica Sistemas & Gestão, 10 (4), 654-669. doi:10.20985/1980-5160.2015.V10N4.662
Mair, J., & Marti, I. (2006, fevereiro) Social entrepreneurship research: A source of explanation, prediction, and delight. Journal of World Business, 41 (1), 36-44. doi: 10.1016/j.jwb.2005.09.002
Marshall, R. S. (2010, julho) Conceptualizing the international for-profit social entrepreneur. Journal of Business Ethics, 98 (2), 183-198. doi: 10.1007/s10551-010-0545-7
Maxwell, NL, Dunn, A, Rotz, D, Shoji, M.(2019). Doing good while doing business: Using financial viability to enhance employability for the disadvantaged. Nonprofit Management and Leadership. 29, 589-600. https://doi.org/10.1002/nml.21350
Nicholls, A. (2010, julho) The legitimacy of social entrepreneurship: reflexive isomorphism in a pre-paradigmatic field. Entrepreneurship Theory and Practice, 34 (4), 611- 633. doi: 10.1111/j.1540-6520.2010.00397.x
Pagani, R. N., Kovaleski, J. L., & Resende, L. M. M. (2017, maio/agosto) Avanços na composição da MethodiOrdinatio para revisãosistemaÌtica de literatura. Ci.Inf., 46 (2), 161-187. Disponível em http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1886
Pal, R. and Altay, N. (2019), Identifying Key Success Factors for Social Enterprises Serving Base"of"Pyramid Markets through Analysis of Value Chain Complexities. J Bus Logist, 40, 161-179. https://doi.org/10.1111/jbl.12212
Peredo, A. M., & Mclean, M. (2006). Social entrepreneurship: a critical review of the concept. 41 (1), 56-65. doi:10.1016/j.jwb.2005.10.007
Popkova, E.G. and Sergi, B.S. (2020), Human capital and AI in industry 4.0. Convergence and divergence in social entrepreneurship in Russia. Journal of Intellectual Capital, 21 (4), 565-581. https://doi.org/10.1108/JIC-09-2019-0224
Shane, S., & Venkataraman, S. (2000). The promise of entrepreneurship as a field of research. Academy of Management Review, 25 (1), 217-226. doi: 10.1007/978-3-540-48543-8_8
Sedeh, Amini; A., Beck, J. and Bajestani, Forghani M. (2020), Perceptual versus institutional determinants of entrepreneurial entry, Journal of Small Business and Enterprise Development, 27 (2), 329-346. https://doi.org/10.1108/JSBED-07-2019-0245
Sinthupundaja, Janthorn; Kohda, Y. & Chiadamrong, N. (2020) Examining Capabilities of Social Entrepreneurship for Shared Value Creation. Journal of Social Entrepreneurship, 11(1), 1-22, DOI: 10.1080/19420676.2018.1543726
Tykkyläinen, S. (2019), Why social enterprises pursue growth? Analysis of threats and opportunities, Social Enterprise Journal, 15 (3), 376-396. https://doi.org/10.1108/SEJ-04-2018-0033
Urban, B., & Galawe, J. (2020). The mediating effect of self-efficacy on the relationship between moral judgement, empathy and social opportunity recognition in South Africa. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research, 26 (2), 349-372. doi: 10.1108/IJEBR-05-2019-0271
Valdés-Medina, Filiberto Enrique, & Saavedra-García, María Luisa. (2019). Análisis crítico sobre el uso del sroi en la evaluación del impacto social en iniciativas de emprendimiento social: caso méxico. Ad-minister, (35), 53-76. Https://dx.doi.org/10.17230/ad-minister.35.2
Weerawardena, J., & Mort, G. S. (2006, fevereiro) Investigating social entrepreneurship: A multidimensional model. Journal of World Business, 41 (1), 21-35. doi:10.1016/j.jwb.2005.09.001
Zahra, S. A., Rawhouser, H. N., Bhawe, N., Neubaum, D. O., & Hayton, J. (2008). Globalization of Social Entrepreneurship Opportunities. Strategic Entrepreneurship Journal, 2, 117–131. doi: 10.1002/sej.43
Zahra, S. A., Gedajlovic, E., Neubaum, D. O., & Shulman, J. M. (2009). A typology of social entrepreneurs: Motives, search processes and ethical challenges. Journal of Business Venturing, 24, 519–532. doi:10.1016/j.jbusvent.2008.04.007
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).