CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DO SUDOESTE DO PARANÁ
Palavras-chave:
Consumo. Hábitos Domésticos. Produto. Reciclagem. Responsabilidade Social. Brasil.Resumo
O consumidor é fator determinante para ações de conservação ambiental, pois é ele o agente ativo que tem o papel de reduzir impactos ambientais, através da racionalização de consumo. Neste sentido, é importante avaliar o não comprometimento da sociedade. Este estudo, com abordagem quantitativa, buscou verificar quanto da Consciência Ecológica dos consumidores pesquisados é explicada pelos fatores Produto, Reciclagem e Reutilização, Hábitos Domésticos, Ação e Mudança e Destinação de Resíduos da Construção Civil. A amostra não-probabilística por aceitabilidade teve como participantes da pesquisa, 216 pessoas consumidoras, residentes nos mais diversos municípios do Sudoeste do Paraná, Brasil. O questionário, para fins de coleta de dados, foi adaptado do modelo de mensuração de consciência ecológica proposto por Straughan e Roberts (1999). As variáveis foram operacionalizadas com escala Likert de cinco pontos. Foram enviados convites e um link de acesso pela ferramenta Google docs, em setembro de 2019. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que a variabilidade da Consciência Ecológica é explicada pelas variáveis Produto (preocupação do consumidor em comprar ou consumir produtos que não gerem, de alguma forma, prejuízos ao meio ambiente ou de empresas que não apresentem descaso com questões ambientais) e Hábitos Domésticos (menor consumo de energia elétrica, separação do lixo orgânico do lixo seco, comprar produtos com embalagens reutilizáveis). Sugestões e recomendações de pesquisa são apresentadas ao final deste trabalho. Â
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