CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DO SUDOESTE DO PARANÁ

Autores

  • Jucelia Appio Frizon Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Fernanda Leonardi Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Teresa Cristina Pereira Eugénio Instituto Politécnico de Leiria - ESTG/IPL
  • Nelson Natalino Frizon União de Ensino do Sudoeste do Paraná - UNISEP

Palavras-chave:

Consumo. Hábitos Domésticos. Produto. Reciclagem. Responsabilidade Social. Brasil.

Resumo

O consumidor é fator determinante para ações de conservação ambiental, pois é ele o agente ativo que tem o papel de reduzir impactos ambientais, através da racionalização de consumo. Neste sentido, é importante avaliar o não comprometimento da sociedade. Este estudo, com abordagem quantitativa, buscou verificar quanto da Consciência Ecológica dos consumidores pesquisados é explicada pelos fatores Produto, Reciclagem e Reutilização, Hábitos Domésticos, Ação e Mudança e Destinação de Resí­duos da Construção Civil. A amostra não-probabilí­stica por aceitabilidade teve como participantes da pesquisa, 216 pessoas consumidoras, residentes nos mais diversos municí­pios do Sudoeste do Paraná, Brasil. O questionário, para fins de coleta de dados, foi adaptado do modelo de mensuração de consciência ecológica proposto por Straughan e Roberts (1999). As variáveis foram operacionalizadas com escala Likert de cinco pontos. Foram enviados convites e um link de acesso pela ferramenta Google docs, em setembro de 2019. Dentre os principais resultados, pode-se destacar que a variabilidade da Consciência Ecológica é explicada pelas variáveis Produto (preocupação do consumidor em comprar ou consumir produtos que não gerem, de alguma forma, prejuí­zos ao meio ambiente ou de empresas que não apresentem descaso com questões ambientais) e Hábitos Domésticos (menor consumo de energia elétrica, separação do lixo orgânico do lixo seco, comprar produtos com embalagens reutilizáveis). Sugestões e recomendações de pesquisa são apresentadas ao final deste trabalho.  

Biografia do Autor

Jucelia Appio Frizon, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Graduada em Administração pela Universiade Paranaense - UNIPAR, Mestre em Administração pela Universidade Regional de Blumenau - FURB, Doutora em Administração pela Universidade Positivo - UP e Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Fernanda Leonardi, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Teresa Cristina Pereira Eugénio, Instituto Politécnico de Leiria - ESTG/IPL

Licenciada em Contabilidade e Administração Financeira pelo  Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa - ISCAL; Mestre em Ciências da Gestão, Doutora em Gestão e PhD em Contabilidade pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Professora do Departamento de Gestão e Economia da Escola Superior de Tecnologia e Gestão  do Instituto Politécnico de Leiria - ESTG/IPL, Portugal. 

Nelson Natalino Frizon, União de Ensino do Sudoeste do Paraná - UNISEP

Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque - UNIFEBI, Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí­ - UNIVALI, Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, docente na União de Ensino do Sudoeste do Paraná - UNISEP.

Referências

Andrade, M. L., Valle, A. C. M., Sena, E., Soares, G. A., Marques, H. H. S., & Cordeiro, K. I. R. (2018). Ética e Consciência Ecológica do Consumidor: Análise Demográfica e Proposição de um Modelo Teórico. Pensamento & Realidade, 33(4), 57-76. Disponí­vel em <http://www.spell.org.br/documentos/ver/55020/etica-e-consciencia-ecologica-do-consumidor-analise-demografica-e-proposicao-de-um-modelo-teorico/i/pt-br> . Acesso em: 10 de Jan. 2020.

Appio, J., Streher, T., Scalabrin, A. I. & Marcon, D. L. (2019). Comportamento do Consumidor Ecologicamente Consciente: Análise Sob Ótica do Modelo de Straughan e Roberts. Revista Perspectivas Contemporâneas, v. 14, n. 1, p. 142-163, jan./abr. Disponí­vel em<http://revista2.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2840>. Acesso em: 04 de Dez. de 2019.

Ashley, P., Queiroz, A., Cardoso, A., Souza, A., Teodósio, A., Borinelle, B., Ventura, E., Chaves, J., Veloso, L., Aligleri, L., Lima, P. & Ferreira, R. (2002). Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. Rio de Janeiro: Editora Saraiva.

Associação Brasileira de Normas Técnicas. (2004). Norma Brasileira 1004:2004. Disponí­vel em: <https://analiticaqmcresiduos.paginas.ufsc.br/files/2014/07/Nbr-10004-2004-Classificacao-De-Residuos-Solidos.pdf>. Acesso em: 16 de Set. de 2019.

Balderjahn, I., Peyer, M., & Paulssen, M. (2013). Consciousness for fair consumption: conceptualization, scale development and empirical validation. International Journal of Consumer Studies, 37(5), 546-555, https://doi.org/10.1111/ijcs.12030.

Bedante, G. N. (2004). A influência da consciência ambiental e das atitudes em relação ao consumo sustentável na intenção de compra de produtos ecologicamente embalados. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre.

Brasil. (2010). Polí­tica Nacional de Resí­duos Sólidos. Disponí­vel em <https://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/politica-nacional-de-residuos-solidos>. Acesso em: 10 de Jan. de 2020.

Brasileiro, L. L., & Matos, J. M. E. (2015). Revisão bibliográfica: reutilização de resí­duos da construção e demolição na indústria da construção civil. Cerâmica, 61(358), 178-189. https://doi.org/10.1590/0366-69132015613581860.

Carroll, A. B. (1999). Corporate Social Responsibility - Evolution of a definitional construct. Business and Society, 38(3), 268-295.

Castanho, S. C. R., Spers, E. E. & Farah, O. E. (2006). Custos e Benefí­cios para o Consumidor na Ação da Reciclagem. São Paulo.

Corrar, L. J., Paulo, E. & Dias Filho, J. M. (Coord.). (2009). Análise multivariada para os cursos de administração, ciências contábeis e economia. São Paulo: Atlas, p. 73-130.

Dancey, C. P. & Reidy, J. (2006). Estatí­stica Sem Matemática para Psicologia: Usando SPSS para Windows. Porto Alegre, Artmed.

Deschamps, M., & Beuren, I. M. (2009). Desperdí­cios de materiais diretos na construção civil. Revista Ciências Administrativas, 15(1), 156-179. Disponí­vel em<http://www.spell.org.br/documentos/ver/38524/desperdicios-de-materiais-diretos-na-construcao-civil/i/pt-br>. Acesso em: 31 de Jan. 2020.

Field, A. (2009). Descobrindo a estatí­stica usando o SPSS. Tradução Lori Viali, 2. ed. Dados eletrônicos, Porto Alegre: Artmed.

Gujarati, D. N. & Porter, D. C. (2011). Econometria Básica. 5. Ed., Porto Alegre: Bookman.

Hair Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E. & Tatham, R. L. (2005). Análise multivariada de dados. 5.ed., Porto Alegre: Bookman.

Hemerly, L. A. & D"™angelo, M. J. (2017). Reflexões sobre o Comportamento Ecologicamente Correto do Consumidor Capixaba. RACE: Revista de Administração, Contabilidade e Economia, 16(2), 655-680. DOI: http://dx.doi.org/10.18593/race.v16i2.13083

Kline, R. B. (1998). Principles and practice of structural equation modeling. New York: The Guilford Press.

Kumar, P. & Polonsky, M. J. (2017). An analysis of the green consumer domain within sustainability research: 1975 to 2014. Australasian Marketing Journal (AMJ), 25(2), 85-96. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2017.04.009

Lages, N. & Vargas Neto, A. (2002). Mensurando a consciência ecológica do consumidor: um estudo realizado na cidade de Porto Alegre. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, Brasil, 26.

Melo, F. A. O., Araújo, J. A., & Mothé, L. M. (2016). Desenvolvimento de um plano de gerenciamento de resí­duos de serviços de saúde, para unidade de suporte de pacientes portadores do HIV. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 2(1), 34-51.

McCarthy, B. & Liu, H. (2017). Food waste and the 'green' consumer. Australasian Marketing Journal, 25 (2). 6. pp. 126-132.

Qu, Y.; Liu, Y.; Nayak, R. R.; Li, M. (2015). Sustainable development of eco-industrial parks in China: effects of managers"™ environmental awareness on the relationships between practice and performance. Journal of Cleaner Production, 87, 328-338.

Roberts, J. A. (1996). Green consumers in the 1990: profile and implications for advertising. Journal of Business Research, 36, 217-231.

Rodrigues, A. R., Gonçalves, E. J. V., Costa, A. P., Nora, E.S. & Rezende, D. C. (2011). Marketing Verde e Consumo Consciente: Segmentando o Mercado de Lavras/MG. In: Anais...XXXV Encontro da Anpad, Rio de Janeiro/RJ – 4-7 de Set.

Roth, C. D. G. & Garcias, C. M. (2009). Construção civil e a degradação ambiental. Desenvolvimento em Questão, v. 7, n. 13, p. 111-128. Disponí­vel em <http://www.spell.org.br/documentos/ver/2880/construcao-civil-e-a-degradacao-ambiental/i/pt-br>. Acesso em: 07 de Dez. 2019.

Severo, E. A., Guimarães, J. C. F., Dellarmelin, M. L., & Capitanio, R. P. R. (2019). A Influência das Redes Sociais sobre a Consciência Ambiental e a Responsabilidade Social das Gerações. Brazilian Business Review, 16(5), 500-518. DOI: http://dx.doi.org/10.15728/bbr.2019.16.5.5

Sinay, M. C. F., Carvalho, S. D. & Braga, I. L. (2017). A Importância da Inclusão da Variável Ambiental na Gestão Portuária. Revista de Administração, Sociedade e Inovação, 3(2), 124-135. DOI: 10.20401/rasi.3.2.168.

Skudiene, V.; Auruskeviciene, V. (2012). The contribution of corporate social responsibility to internal employee motivation. Baltic Journal of Management, 7(1), 49-67.

Straughan, R. D. & Roberts, J. A. (1999). Environmental Segmentation Alternatives: a look at green consumer behavior in the new millennium. Journal of Consumer Marketing, v. 16, n. 6.

Tambosi, S. S. V., Mondini, V. E. D., Borges, G. R. & Hein, N. (2014). Consciência ambiental, hábitos de consumo sustentável e intenção de compra de produtos ecológicos de alunos de uma IES de Santa Catarina. Revista Eletrônica de Administração e Turismo, 5(3), 454-468. Disponí­vel em <http://www.spell.org.br/documentos/ver/51314/consciencia-ambiental--habitos-de-consumo-sustentavel-e-intencao-de-compra-de-produtos-ecologicos-de-alunos-de-uma-ies-de-santa-catarina/i/pt-br>. Acesso em: 01 Jan. de 2020.

Tetra Pak. (2017). Pesquisa realizada pela Tetra Pak aponta que a questão ambiental ganha força junto ao consumidor, mas ainda esbarra em preços altos e falta de informação nos produtos. Disponí­vel em <https://www.tetrapak.com/br/about/newsarchive/brasileiro-demanda-produtos-mais-sustentaveis-e-embalagens-com-selos-ambientais>. Acesso em: 12 de Jan. de 2020.

Tilikidou I. & Delistavrou, A. (2004). The influence of the materialistic values on consumers"™ pro-environmental post-purchase behavior. In Marketing Theory and Applications, Proceedings of the 2004. American Marketing Association Winter Educators"™ Conference Vol. 15, Cron WL, Low GS (eds). AMA: Chicago, IL, 42–49.

Zeithaml, V. A. (1988). Consumer perceptions of price, quality, and value: a means-end model and synthesis of evidence. Journal of Marketing, Chicago, v. 52, n. 3, p. 2, Jul.

Zimmer, P., Camargo, M. E., Pizzoli, M. F. F., Zanandréa, G. & Bizotto, B. L. S. (2019). Consumo Consciente: O Ní­vel de Consciência Ecológica dos Acadêmicos do Curso de Administração de uma Instituição de Ensino da Serra Gaúcha. Desafio Online, v. 7, n. 2, p. 261-277. DOI: http://dx.doi.org/10.17800/2238-8893/aos.v5n2p73-90

Downloads

Publicado

2024-12-18

Como Citar

FRIZON, J. A.; LEONARDI, F.; EUGÉNIO, T. C. P.; FRIZON, N. N. CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES DO SUDOESTE DO PARANÁ. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 12, n. 2, 2024. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2302. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos