BENS E SERVIÇOS: MUDANÇA NO ATENDIMENTO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS E FINANCEIROS

Autores

Palavras-chave:

Deficiência auditiva, Empresa de pequeno porte, Meio ambiente, Mobilidade urbana, População idosa.

Resumo

O envelhecimento da população exige estudos, soluções e pesquisas especí­ficas sobre os idosos, porque esse grupo apresenta caracterí­sticas peculiares de saúde fí­sica e mental, e,  entre os problemas encontrados, têm-se a deficiência auditiva. O objetivo desta pesquisa foi verificar se a mudança da estratégia de atendimento dos clientes de uma empresa gerou benefí­cios para os usuários, para a empresa e para o meio ambiente. Avaliou-se os clientes idosos, da empresa, usuários de aparelhos auditivos residentes nos bairros do Grajaú e do Capão Redondo na periferia da cidade de São Paulo. A pesquisa foi realizada nos dois distritos, com a utilização de um questionário estruturado, contendo quarenta e oito questões, aplicado nas residências dos respondentes e foram obtidas 109 respostas. O resultado mostrou os benefí­cios: ambiental, pela não utilização de veí­culos, a empresa deixou de emitir, no perí­odo  2014-2017, 51 milhões g de monóxido de carbono (CO), 4,5 milhões g de hidrocarbonetos (HC) e 1,27 milhões g de óxidos de nitrogênio (NOx); econômico, a empresa obteve aumento de 86,1% no lucro, e acréscimo no número de clientes, passou de 1.811 em 2012 para 2.246 em 2017. Uma solução simples, adotada por uma pequena empresa, pode ser relevante no tripé da sustentabilidade (econômico, social, ambiental) em um processo contí­nuo de melhoria.

Biografia do Autor

David Costa Monteiro, Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Administração Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS) da Universidade Nove de Julho – UNINOVE

Fabio Ytoshi Shibao, Universidade Ibirapuera (UNIB)

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Pesquisador do Programa de Mestrado em Administração da Universidade Ibirapuera (UNIB).

Mario Roberto dos Santos, Universidade Nove de Julho- UNINOVE, São Paulo

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Nove de Julho - UNINOVE.

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Publicado

2021-07-13

Como Citar

MONTEIRO, D. C.; SHIBAO, F. Y.; SANTOS, M. R. dos. BENS E SERVIÇOS: MUDANÇA NO ATENDIMENTO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS E FINANCEIROS. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 11, n. 1, p. 228–256, 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2123. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos