PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES EM SUSTENTABILIDADE E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UM LEVANTAMENTO NA BASE WEB OF SCIENCE
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor, Sustentabilidade, Bibliometria.Resumo
O estudo tem como objetivo analisar as características das publicações relacionadas í s temáticas de sustentabilidade e comportamento do consumidor, por meio da base de dados Web of Science (WOS), no período de 2010 a 2018, e identificar os tópicos que estão sendo estudados junto aos temas citados e quais são os mais relevantes. Para isso, o estudo possui uma abordagem quantitativa, que buscou quantificar algumas variáveis acerca da produção científica sobre as temáticas pesquisadas, e abordagem qualitativa, que buscou analisar os conteúdos presentes nos dez artigos mais citados, de acordo o relatório de citações da Web of Science. Por meio da pesquisa realizada, pode-se constatar que os estudos sobre o comportamento do consumidor e sustentabilidade estão em alta e em evolução. Ainda, foi possível verificar que as temáticas pesquisadas consistem em temas emergentes, sendo que grande parte dos tópicos pesquisados são hot topics. Por fim, ao analisar os dez artigos mais citados, observou-se a preocupação dos pesquisadores em estudar fatores que possam motivar o consumo consciente em diversos setores da economia e em diferentes países.
Referências
Akatu. (2016). Cidade mais poluída dos EUA hoje é exemplo em sustentabilidade. Recuperado em 13 dezembro, 2017, de https://www.akatu.org.br/noticia/cidade-mais-poluida-dos-eua-hoje-e-exemplo-em-sustentabilidade/.
Akatu. (2005a). Descobrindo o consumidor consciente. Recuperado em 29 setembro, 2016, de http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/Publicacoes/10-consum.pdf.
Akatu. (2005b). Consumidores conscientes: o que pensam e como agem. Recuperado em 03 outubro, 2016, de http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/file/Publicacoes/8-pesq_5-Internet-Final.pdf.
Ambiente, C. M. S. O. M., & Desenvolvimento, E. (1991). Nosso Futuro em Comum. Rio de Janeiro: FGV.
Araújo, C. A. (2006). Bibliometria: Evolução Histórica e Questões Atuais. Em Questão, 12 (1), 11- 32.
Banks, M. G. (2006). An extension of the hirsch index: indexing scientific topics and compounds. Scientometrics, 69 (1), 161-168.
Beck, C. G. (2010). Consumo ambientalmente consciente: os meus, os seus e os nossos interesses. Dissertação de mestrado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil.
Blackwell, R. D., Miniard, P.W., & Engel, J. F. (2011). Comportamento do consumidor. São Paulo: Cengage.
Brandalise, L. T. (2006). Modelo de suporte í gestão organizacional com base no comportamento do consumidor considerando sua percepção da variável ambiental nas etapas da análise do ciclo de vida do produto. Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2017a). Acervo. Recuperado em 15 dezembro, 2017, de https://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pcollection&mn=70&smn=79&cid=81.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (2017b). Detalhes da Base. Recuperado em 15 dezembro, 2017, de http://buscador-periodicos-capes-gov-br.ez47.periodicos.capes.gov.br/V/SUTMMNJP1GXGSC44ITMIBETEK4PMYQA2C9I3EMY2457SY9CNUN-11611?func=find-db-info&doc_num=000002653.
Coltro, A. (2006). O comportamento do consumidor consciente como fonte de estímulos de mercado í s ações institucionais socioambientais. Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração, Montpellier.
Gomes, G., Gorni, P. M., & Dreher, M. T. (2011). Consumo sustentável e o comportamento de universitários: discurso e práxis. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 10 (2), 80 – 92.
Gonçalves-Dias, S. L. F., & Moura, C. (2007). Consumo Sustentável: muito além do consumo "verde". Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 31.
Hirsch, J. E. (2005). An index to quantify an individual"™s scientific research output. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, 102 (46).
Hawkins, D. L., Mothersbaugh, D. L., & Best, R. J. (2007). Comportamento do consumidor: construindo a estratégia de marketing. Rio de Janeiro: Elsevier.
Ideia Sustentável. (2010). Impacto da sustentabilidade no comportamento do consumidor. Recuperado em 13 dezembro, 2017, de http://www.ideiasustentavel.com.br/impacto-da-sustentabilidade-no-comportamento-do-consumidor/.
Lages, N., & Neto, A. V. (2002). Mensurando a consciência ecológica do consumidor: um estudo realizado na cidade de Porto Alegre. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, Brasil, 26.
Leite, R. (2015). 54% dos brasileiros preferem marcas socialmente responsáveis. Recuperado em 05 outubro, 2016, de https://www.mundodomarketing.com.br/index.php/ultimas-noticias/32676/pesquisa-mapeia-consumo-consciente-no-pais.html.
Lima, P. H. de G., Ferreira, T. C., Bezerra, Y. M. de S., Feitosa, M. J. da S., & Gómez, C. R. P. (2015). Consumo consciente: um estudo com estudantes do curso de administração da universidade federal rural de Pernambuco, unidade acadêmica de serra talhada. Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace, 6 (2), 97-108.
Mourad, A. L., & Jaime, S. B. M. (2012). Sustentabilidade & ética. In BRASIL pack trends 2020. Campinas, SP, Brasil.
Mundo Marketing. (2017) Economias emergentes têm maior preferência por produtos sustentáveis. Recuperado em 13 dezembro, 2017, de https://www.mundodomarketing.com.br/ultimas-noticias/37070/emergentes-foco-em-sustentabilidade.html.
Peixoto, A. F., & Pereira, R. C. F. (2013). Discurso versus ação no comportamento ambientalmente responsável. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 2 (2), 71-103.
Pereira. A. C., Silva, G. Z., & Carbonari, M. E. E. (2011). Sustentabilidade, responsabilidade social e meio ambiente. São Paulo: Saraiva.
Portilho, F. (2005). Consumo sustentável: limites e possibilidade de ambientalização e politização das práticas de consumo. Caderno EBAPE.BR, 3 (3), 1-12.
Toni, D. de, Larentis, F., & Mattia, A. (2012). Consumo consciente, valor e lealdade em produtos ecologicamente corretos. Revista de Administração FACES Journal, 11 (3), 136-156.
Vaccari, L. C. (2014). O hiato entre atitude e comportamento ecologicamente consciente: um estudo com consumidores de diferentes gerações. Tese de doutorado, Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
Zanette, E. (2013). Consumidor quer produtos ecológicos para lavar roupas. Recuperado em 05 outubro, 2016, de http://brasil.mintel.com/blog/noticias-mercado-produtos-para-casa/consumidor-quer-produtos-ecologicos-para-lavar-roupas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).