DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE DA CADEIA PRODUTIVA DO ABACAXI EM ITABERABA, BAHIA
Palavras-chave:
cooperativismo, desenvolvimento sustentável e cadeia produtiva.Resumo
O município de Itaberaba tem sido destaque na produção de abacaxi não irrigado na região semiárida do Nordeste brasileiro. Da mesma forma, a Cooperativa dos Produtores de Abacaxi de Itaberaba (COOPAÍTA) é conhecida como uma das poucas cooperativas nessa região considerada efetiva no apoio aos produtores. Este trabalho teve como objetivo identificar os principais problemas enfrentados pela COOPAÍTA e produtores quanto à produção e comercialização do abacaxi, com foco em aspectos relacionados à sustentabilidade da sua cadeia produtiva. Foram levantados dados secundários de diversas fontes e dados primários através de entrevista semiestruturada com representantes da cooperativa e produtores cooperados e não cooperados. Os produtores destacaram como maiores gargalos na produção de abacaxi; as perdas causadas pela doença da fusariose, os impactos negativos de períodos prolongados de estiagem, dificuldade na obtenção de mão-de-obra para o manejo da cultura e a falta de assistência técnica. Os representantes da cooperativa destacaram como principais problemas a logística de transporte, a flutuação do preço, a ineficiência na comunicação com os produtores e o número elevado de cooperados que não comercializam sua produção através da cooperativa.
Referências
Buarque, S. C. Metodologia de planejamento do desenvolvimento local e municipal sustentável. IICA, Recife, 1995.
Castro, A. M. G., Lima, S. M. V. & Hoeflich, V. A. Curso sobre prospecção de cadeias produtivas. Florianópolis, 2000. 300 p.
Claro, P. B. O., Claro, D. P. & Amâncio, R. Entendendo o conceito de sustentabilidade nas organizações. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 43, pp. 289-300. 2008.
Claro, P. B. O. & Claro, D. P. Desenvolvimento de indicadores para monitoramento da sustentabilidade: o caso do café orgânico. Revista de Administração, v. 39, pp. 18-29, 2004.
Cruz, K. C. M. S. & Valente, A. L. E. F. Produção familiar, agronegócio e desenvolvimento local sustentável em área remanescente de quilombo: um estudo de caso na comunidade Kalunga. Cuiabá, MT, pp. 487-487, 2004.
Dias, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2. Ed. São Paulo: Atlas, 2011.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2016. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/itaberaba/panorama>. Acesso em: 15. fev. 2017.
Magalhães, R. M. A cadeia produtiva da amêndoa do Baru no Cerrado: uma análise da sustentabilidade da sua exploração. Ciência Florestal, v. 24, n. 3, pp. 665-676, 2014.
Martinelli, D. P. & Joyal, A. Desenvolvimento local e o papel das pequenas e médias empresas. Barueri, SP: Manole, 2004. 314 p.
Matos, A. P. & Sanches, N. F. Cultura do abacaxi: sistema de produção para a Região de Itaberaba, Bahia. 2. ed. rev. ampl. Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2011.
Mouco, M. A. C. & Albuquerque, J. A. S. Efeito do paclobutrazol em duas épocas de produção da mangueira. Bragantia, v. 64, pp.219-225, 2005.
Reinhardt, D. H. R. C., Souza, J. S. & Almeida, C. O. Situação e perspectivas da abacaxicultura na Bahia. Simpósio Brasileiro da Cultura do Abacaxi, Palmas, 2013.
Santos, J. G. & Candido, G. A. Sustentabilidade e Participação Social em Cooperativa de Agricultores Familiares no Agreste da Paraíba. Revista Metropolitana de Sustentabilidade, pp. 47-63, 2014.
Simioni, F. J., Siqueira, E. S., Binotto, E., Spers, E. E. & Araújo, Z. A. S. Lealdade e oportunismo nas cooperativas: desafios e mudanças na gestão. Revista de Economia e Sociologia Rural, v. 47, n. 03, pp. 739-765, jul/set 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).