A internet e o poder da comunicação na sociedade em rede: influências nas formas de interação social / Internet and power in communication network society: influences on forms of social interaction

Autores

  • Márcia Cristina Gomes Molina Universidade Federal do ABC e Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo

Palavras-chave:

Comunicação, Internet, Sociedade em Rede, Tecnologia.

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões, através de revisão bibliográfica, sobre o uso dos meios de comunicação, especialmente a internet na transformação das relações sociais. A partir das perspectivas de Manuel Castells e John Thompson, o texto apresenta uma abordagem panorâmica das mudanças decorrentes das tecnologias da informação e comunicação, destacando as potencialidades do poder de divulgação e persuasão dos sites de relacionamento como Facebook e YouTube no exercí­cio da autocomunicação de massas, que transformou a comunicação de massas por meio do discurso, da autonomia e da interação de seus atores. A argumentação apresentada no texto pretende destacar o papel das tecnologias informacionais na interação social e na construção de uma sociedade em rede.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Gomes Molina, Universidade Federal do ABC e Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo

Mestranda da Universidade Federal do ABC e Docente da Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo.

Referências

Castells, M. (2009). Communication Power. New York: Oxford University Press.

Castells, M. (2003). A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.

Castells, M. (1999). A Sociedade em Rede (Vol. I, 14ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.

ECO, U. (2010). Como se faz uma tese (23ª ed.). São Paulo: Perspectiva.

Johnson, S. (2001). Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Lévy, P. (2010). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática (2ª ed.- Costa, C. I. Trad.). Rio de Janeiro: Ed. 34.

Thompson, J. B. (2011). A mí­dia e a modernidade: uma teoria social da mí­dia (12ª ed.). Rio de Janeiro: Ed. Vozes.

Downloads

Publicado

2013-12-15

Como Citar

MOLINA, M. C. G. A internet e o poder da comunicação na sociedade em rede: influências nas formas de interação social / Internet and power in communication network society: influences on forms of social interaction. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 3, n. 3, p. 102–115, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/202. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Educação e Ciências Sociais