MONITORAMENTO DA DEPURAÇÃO DE COLIFORMES FECAIS EM SISTEMA DE LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO

Autores

  • ARISTON SILVA MELO JÚNIOR Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor e Ex-coordenador
  • Washington Luiz Silva FMU/estudante
  • Eliseu Oliveira Mendes FMU/estudante
  • Gabriel Plaça Messias FMU/estudante

Palavras-chave:

Contaminação, água, tratamento alternativo, meio ambiente.

Resumo

A poluição das fontes de água no planeta é uma preocupação constante da sociedade e deve ser discutido amplamente nos meios de divulgação de modo geral. Frente à realidade da precariedade de alguns paí­ses em estimular a conservação das fontes de água em seu território e na problemática ocasionada pela irregularidade da distribuição de água superficial na superfí­cie do planeta faz com que seja importante o estudo de tecnologias de tratamento e conservação dos recursos hí­dricos. Cientistas, biólogos e engenheiros no mundo todo vêm criando novas formas de tratar o esgoto de modo a garantir a preservação da água. Entre as tecnologias empregadas, tem-se a adoção do sistema de lagoas de estabilização que criam uma melhora na qualidade da água pela ação anaeróbica e aeróbica presente no próprio efluente ao passar em grandes reservatórios dimensionados para essa finalidade. O presente estudo monitorou e analisou a remoção de coliformes fecais presentes nas águas do ribeirão Capanema por uma lagoa de estabilização. O estudo teve duração de nove semanas e mostrou que a partir da metodologia Colilert para coliformes, o sistema de lagoa promoveu uma depuração percentual de 16,42% em relação à quantidade de coliformes fecais antes do tratamento.

Biografia do Autor

ARISTON SILVA MELO JÚNIOR, Unicamp/pesquisador USP/pós doutorando FMU/professor e Ex-coordenador

Pós-Doutor em Materiais Cerâmicos pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) da USP. Atualmente estuda células í  combustí­vel no IPEN. Possui graduação em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (1997), mestrado em Engenharia Agrí­cola pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e Pós-Doutorado em Engenharia pela UNICAMP. Atualmente é participante - Comitês de bacias hidrográficas PCJ e pesquisador colaborador da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrí­cola, com ênfase em Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de esgotos, monitoramento material particulado, emissão veicular, analise de metais pesados por radiação sincrotron.

Washington Luiz Silva, FMU/estudante

graduando do curso de Engenharia Civil

Eliseu Oliveira Mendes, FMU/estudante

graduando do curso de Engenharia Civil

Gabriel Plaça Messias, FMU/estudante

graduando do curso de Engenharia Civil

Referências

ALBANO, P. V. Utilização de ácido tricloroisocianúrico (ATCI) na desinfecção de efluente sanitário de lagoa de estabilização: avaliação da formação de trialometanos (TAMs). Dissertação. UNICAMP. Campinas, SP, 2014.

ARAÚJO, L. P. F. Reuso com lagoas de estabilização: Potencialidade no Ceará. 1 ed. Fortaleza, Ceará: Superintendência estadual de meio ambiente, 2000.

BITTON, G. Microbial indicators of fecal contamination: Application to microbial. Florida Stormwater Association, p. 7. 2005.

BUMA, E. L. L. Identificação e distinção de fonte de poluição fecal na Bacia Hidrográfica Ribeirão João Leite por metodologias moleculares. Dissertação. Universidade Federal de Goiás. 2017.

CAMPOS, J. A. Desinfecção de efluente de lagoa de estabilização com ácido ricloroisocianúrico: Avaliação da inativação de coliformes. Dissertação. UNICAMP. Campinas, SP, 2014.

CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE (CONAMA). RESOLUÇíO No 357. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências. 17 de março de 2005.

CORAUCCI FILHO, B. et al. Cloração e descloração. In: GONÇALVES, R.F. Desinfecção de efluentes sanitários, Prosab - Edital 3. Rio de Janeiro: ABES, RiMa, 2003. Capí­tulo 4. p.113-168.

CABRAL, J. P. S. Water microbiology. Bacterial pathogens and water. Environ. Res. Public Health, v. 7, p. 3657-3703, 2010.

CERQUEIRA, D.A. et al. Perfis de ocorrência de coliformes termotolerantes e Escherichia coli em diferentes amostras de água. 1999.

COLILERT IDEXX Quanti Tray, 2000.

COSTA, R. Coagulase-positive Staphylococcus and enterobacteria in fresh shrimp Litopenaeus vannamei, p. 566-571, 2011.

PERíGOLO, R. A. Avaliação do Emprego de Lagoas de Estabilização em Escala Piloto para Pesquisa de Tratamento de Esgoto Doméstico. Dissertação. UNB. [Distrito Federal] 2004.

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITIRAPUí. Plano de saneamento municipal: água e esgoto. Itirapuã, 2011.

PORTO, R. M. Hidráulica Básica, 2 edição, EESC – USP, 1999.

SOUZA, L. A. Quí­mica Ambiental. Brasil Escola. Disponí­vel em < https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/demanda-quimica-oxigenio.htm>. Acesso em 13 de outubro de 2018.

VON SPERLING, M. Princí­pios do tratamento biológico de águas residuárias: Introdução í qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2 ed. Minas Gerais: Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, UFMG, 1996. v. 1, 243 p.

YíNEZ C. F. Lagunas de Estabilización. Cuenca, Ecuador: Monsalve,

Downloads

Publicado

2020-12-02

Como Citar

MELO JÚNIOR, A. S.; SILVA, W. L.; MENDES, E. O.; MESSIAS, G. P. MONITORAMENTO DA DEPURAÇÃO DE COLIFORMES FECAIS EM SISTEMA DE LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 10, n. 3, p. 58–75, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2010. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos