Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning

Autores

  • Celso Machado Junior Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Marco Antonio Batista da Silva Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Palavras-chave:

Aprendizagem nas organizações, Ciclo PDCA, Aprendizagem individual.

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é investigar as possibilidades e os limites da utilização do ciclo de melhoria contí­nua, PDCA, como ferramenta que contribui para a o desenvolvimento da aprendizagem do indiví­duo na organização. É uma pesquisa qualitativa, descritiva e utiliza o estudo de caso como método. Observou-se que a prática, proposta pelo PDCA, pode ser utilizada no processo de criação do conhecimento em consonância com os autores da área, constituindo-se uma forma de gerenciamento do conhecimento no interior da organização, possibilitando a criação do conhecimento tácito e a sua transformação em explicito, não se observando limites para sua utilização.

 

Biografia do Autor

Celso Machado Junior, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Professor do curso da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, e professor titular da Universidade Paulista,

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Publicado

2013-08-19

Como Citar

JUNIOR, C. M.; SILVA, M. A. B. da. Possibilidades e limites do ciclo de melhoria contí­nua - PDCA como elemento de aprendizagem / Possibilities and limits of the cycle of continuous improvement -PDCA as an element of learning. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 2, n. 3, p. 15–36, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/184. Acesso em: 30 nov. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia