INSERÇÃO DE ASPECTOS SOCIAIS NA SUSTENTABILIDADE E O AUMENTO DO ESCOPO DO FENÔMENO ALÉM DA ESFERA AMBIENTAL: O TRATAMENTO CONJUNTO POR EMPRESAS BRASILEIRAS
Palavras-chave:
sustentabilidade, responsabilidades social, fenômenosResumo
Nos últimos anos, um dos eixos da responsabilidade social, a questão ambiental, começou a ganhar mais destaque, assim como a divulgação de práticas de sustentabilidade. A ideia do triple bottom line, o "tripé" da sustentabilidade, defende que uma organização deve ter resultados satisfatórios nas três esferas: econômica, social e ambiental. De acordo com essa formulação, a preocupação social está contida dentro do tema da sustentabilidade. As ações de responsabilidade social e sustentabilidade possuem um forte caráter social e têm a intenção de validar uma mudança de postura das organizações, na tentativa de diminuir um pouco a atenção exclusiva í s ações de natureza financeira, que objetivam apenas a sustentabilidade econômica e o retorno de seus shareholders (acionistas). A pesquisa tem como objetivo demonstrar que o fenômeno da sustentabilidade, antes relacionado í s ações ambientais, teve o seu escopo ampliado, incluindo também aspectos sociais. Fatores antes relacionados apenas à responsabilidade social, passam a ser evidenciados no entendimento da sustentabilidade. Para tal observação, foi realizada uma revisão da literatura e um levantamento de dados em empresas brasileiras, utilizando uma amostra intencional. A pesquisa demonstra que a literatura passou a indicar uma associação entre os fenômenos e os dados revelam que as empresas abordam práticas e ações sociais dentro de seus programas de sustentabilidade.
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