Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies

Autores

  • Sérgio Dantas PUC-SP Mackenzie
  • Marcio Shoiti Kuniyoshi Pontifí­cia Universidade Católica
  • Martinho Isnardi Ribeiro Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ecologia de empresas, Sistema de valor, Setor automobilí­stico.

Resumo

O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a uma rede de concessionárias automotivas e sua relação com os agentes integrantes do sistema de valor de uma montadora. A partir da revisão bibliográfica sobre ecologia de empresas e cadeia e sistema de valor, procurou-se compreender como se dão í s interações entre membros de uma mesma cadeia, buscando identificar a representatividade e força de cada ní­vel. Baseado no critério de julgamento, foi selecionada uma montadora lí­der no mercado de carros novos populares. Para a coleta de dados, um questionário estruturado (survey) com perguntas abertas e escala do tipo Likert foi desenvolvido. Apesar do caráter quantitativo, a pesquisa buscou obter dos respondentes as impressões sobre o relacionamento atual e prospectado com os demais integrantes do seu sistema de valor (fornecedores, concorrentes e clientes). O resultado mostra que nesse segmento, o cliente e o fornecedor (no caso, a montadora) exercem um grande poder de barganha sobre as concessionárias proporcionando pequena margem de manobra nas estratégias das concessionárias. Em relação aos concorrentes, observou-se que ainda há uma visão obscura e indefinida por parte dos gestores das concessionárias, significando que além do acompanhamento dos preços e promoções, nada mais se sabe sobre os principais concorrentes.

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Publicado

2015-03-24

Como Citar

DANTAS, S.; KUNIYOSHI, M. S.; ALMEIDA, M. I. R. Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 1, n. 1, p. 2–18, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia