Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies

Autores

  • Sérgio Dantas PUC-SP Mackenzie
  • Marcio Shoiti Kuniyoshi Pontifí­cia Universidade Católica
  • Martinho Isnardi Ribeiro Almeida Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ecologia de empresas, Sistema de valor, Setor automobilí­stico.

Resumo

O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a uma rede de concessionárias automotivas e sua relação com os agentes integrantes do sistema de valor de uma montadora. A partir da revisão bibliográfica sobre ecologia de empresas e cadeia e sistema de valor, procurou-se compreender como se dão í s interações entre membros de uma mesma cadeia, buscando identificar a representatividade e força de cada ní­vel. Baseado no critério de julgamento, foi selecionada uma montadora lí­der no mercado de carros novos populares. Para a coleta de dados, um questionário estruturado (survey) com perguntas abertas e escala do tipo Likert foi desenvolvido. Apesar do caráter quantitativo, a pesquisa buscou obter dos respondentes as impressões sobre o relacionamento atual e prospectado com os demais integrantes do seu sistema de valor (fornecedores, concorrentes e clientes). O resultado mostra que nesse segmento, o cliente e o fornecedor (no caso, a montadora) exercem um grande poder de barganha sobre as concessionárias proporcionando pequena margem de manobra nas estratégias das concessionárias. Em relação aos concorrentes, observou-se que ainda há uma visão obscura e indefinida por parte dos gestores das concessionárias, significando que além do acompanhamento dos preços e promoções, nada mais se sabe sobre os principais concorrentes.

Referências

Almeida, M. I. R. (1997). Por que não desenvolver uma análise ambiental para o planejamento estratégico que tenha uma lógica e não seja apenas um agrupamento de informações? Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio das Pedras, RJ, Brasil, 21.

Baum, J. A. C. (1999). Ecologia Organizacional. In Clegg, S. R., Hardy, C., & Nord, W. R. (Orgs.) Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em Estudos Organizacionais. Vol.1. São Paulo: Atlas.

Binder, M. P. (2002). Discussão da Cadeia de Valor e Estratégias Genéricas de Michael Porter a Partir do Caso Gol Transportes Aéreos. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, Brasil, 26.

Carvalho, R.Q., & Quintao, R. (2002). Relações Cliente/Fornecedor, Governança e Desenvolvimento Tecnológico na Cadeia Automotiva Brasileira. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Salvador, BA, Brasil, 26.

Chiavenato, I. (2000). Introdução í Teoria Geral da Administração (6ª ed.). Rio de Janeiro: Campus.

Cunha, M. P. (1999). Ecologia Organizacional: implicações para a gestão e algumas pistas para a superação de seu caráter anti-management. Revista de Administração de Empresas. 39(4), 21-28, São Paulo.

Donaldson, L. (1995). American anti-management theories of organization: a critique of paradigm proliferation. Cambridge: Cambridge University Press.

Donaldson, L. (1999). Teoria da Contingência Estrutura. In: Clegg, S. R., Hardy, C., & Nord, W. R. (Orgs.) Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em Estudos Organizacionais (vol. 1). São Paulo: Atlas.

Ferreira, A. A., Reis, A.C. F., & Pereira, M. I. (2002). Gestão Empresarial: de Taylor aos nossos dias. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, cap. 8.

Fischmann, A. A. (1972). Algumas implicações de ecologia de empresas. Tese de doutorado. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Lawrence, P., & Lorsch, J. (1993). A Organização e o Ambiente. São Paulo: Vozes.

Mattar, F. N. (2001). Pesquisa de Marketing – Edição Compacta. São Paulo: Editora Atlas.

Mintzberg, H., Ahlstrand, B., & Lampel, J. (2000). Safári de Estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, cap. 10.

Morgan, G. (1996). Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, cap. 3.

Porter, M. E. (1985). Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus.

Woodward, J. (1977). Organização Industrial – Teoria e Prática. São Paulo: Atlas.

Zaccarelli, S. B., Fischmann, A. A., & Leme, R. A. S. (1980). Ecologia de empresas: um estudo do ambiente empresarial. São Paulo: Atlas.

Downloads

Publicado

2015-03-24

Como Citar

DANTAS, S.; KUNIYOSHI, M. S.; ALMEIDA, M. I. R. Um estudo do sistema de valor do setor automobilí­stico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 1, n. 1, p. 2–18, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/17. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia