A Gestão Ambiental Domiciliar praticada pelas gerações Baby Boomers, X e Y

Autores

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, Gestão Ambiental Domiciliar, Sustentabilidade, Gerações Comportamentais

Resumo

O presente artigo busca investigar quais são as práticas de Gestão Ambiental Domiciliar (GAD) tomadas pelas gerações comportamentais Baby Boomers, X e Y. Com este fim, discorreu-se à respeito de conceitos-chave para contextualizar o tema, abordando-se assuntos tais como desenvolvimento sustentável, a gestão ambiental e seus desdobramentos, sua relação com as diferentes gerações escolhidas pelas autoras e os conceitos especí­ficos dos últimos. Para tanto, as autoras aplicaram uma pesquisa exploratória de vertente qualitativa, através da unidade de estudo composta por consumidores dessas três gerações. A coleta dos dados dá-se através de pesquisas bibliográficas e documentais e da aplicação de grupos focais. Para análise dos dados emprega-se a análise de conteúdo. A partir das suas respostas, notaram-se claras diferenças comportamentais que, se relacionadas í s práticas de GAD, podem estabelecer padrões referentes a adoções de hábitos domiciliares individuais sustentáveis. Como evidências deste estudo, destaca-se: as gerações, quanto mais informadas a respeito da sustentabilidade, mostram-se mais individualistas e com menor propensão a ter práticas condizentes com a GAD, o que deve-se a fatores e caracterí­sticas geracionais. 

Biografia do Autor

Cynthia Faviero, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Administração na área de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2014). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em mí­dia, digital, planejamento, estratégia e inteligência de mercado. Por último, trabalhou como atendimento estratégico na empresa Pmweb - maior parceira Oracle Marketing Cloud na América Latina. Já trabalhou também em grandes veí­culos de comunicação do RS e do Brasil, como Grupo RBS e Grupo Bandeirantes de Comunicação. Academicamente, pesquisa as seguintes temáticas: sustentabilidade; inovação; produção e consumo de orgânicos.

Monique Raupp, Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Mestranda em Administração na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade, onde estuda a influência dos capitais cultural e social em empreendedores imigrantes, pautando-se na teoria do sociólogo Pierre Bourdieu. Foi eleita como representante discente no Conselho de Pós-Graduação em Administração da UFRGS no biênio 2016/2017. Trabalhou no Parque Cientí­fico e Tecnológico da UFRGS (ZENIT) no segundo semestre de 2016. Tutora da disciplina de Marketing e Negócios Internacionais da turma de Especialização em Administração Pública e Contemporânea na UFRGS durante o primeiro semestre de 2016. Formada em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no ano de 2015. Realizou iniciação cientí­fica na área de Inovação nos anos de 2013 e 2014 e atuou como Pesquisadora Visitante no departamento de Economia da Universidade de Harvard, em projetos de pesquisa nas áreas de Inovação e Economia Global, parte do Harvard International Big Data Project. Realizou um intercâmbio em 2012/2 na França, Clermont-Ferrand, na École Supérieur de Commerce (ESC), concluindo a quarta fase do seu respectivo curso. Possui interesse nas áreas de empreendedorismo, empreendedorismo internacional, negócios internacionais e estudos sócio-culturais em contextos empresariais. 

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Publicado

2020-02-27

Como Citar

FAVIERO, C.; RAUPP, M. A Gestão Ambiental Domiciliar praticada pelas gerações Baby Boomers, X e Y. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 10, n. 1, p. 87, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1626. Acesso em: 21 nov. 2024.