[RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS
Palavras-chave:
Gestão ambiental, análise fatorial, percepção dos consumidoresResumo
Um dos assuntos que vem ganhando destaque no ramo dos negócios é a gestão ambiental sustentável, em decorrência da preocupação cada vez maior com a escassez dos recursos naturais. Assim, a preocupação crescente em relação ao meio ambiente passa a se tornar obrigatória em missões empresariais e estratégias de gestão do meio ambiente. Certos consumidores necessitam de informações com mais precisão sobre os impactos causados pelos produtos ao meio ambiente. Como método utilizou-se a análise fatorial para se determinar quais fatores possuíam correlações significantes entre a gestão ambiental do Walmart da cidade de Campo Grande/MS e a percepção dos consumidores. Os resultados mostraram que, do conjunto de variáveis estudadas, obtém-se cinco fatores principais, sendo eles: percepção do consumidor, fornecedores, comunicação, ações internas e perfil. Destaca-se a observação no fator perfil de que a escolaridade influencia positivamente na percepção dos clientes sobre medidas ambientalmente sustentáveis adotadas pela empresa.
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