[RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS

Autores

  • Arthur Caldeira SANCHES Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Naira Denise Kalb Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Leonardo Francisco Figueiredo Neto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Gestão ambiental, análise fatorial, percepção dos consumidores

Resumo

Um dos assuntos que vem ganhando destaque no ramo dos negócios é a gestão ambiental sustentável, em decorrência da preocupação cada vez maior com a escassez dos recursos naturais. Assim, a preocupação crescente em relação ao meio ambiente passa a se tornar obrigatória em missões empresariais e estratégias de gestão do meio ambiente. Certos consumidores necessitam de informações com mais precisão sobre os impactos causados pelos produtos ao meio ambiente. Como método utilizou-se a análise fatorial para se determinar quais fatores possuí­am correlações significantes entre a gestão ambiental do Walmart da cidade de Campo Grande/MS e a percepção dos consumidores. Os resultados mostraram que, do conjunto de variáveis estudadas, obtém-se cinco fatores principais, sendo eles: percepção do consumidor, fornecedores, comunicação, ações internas e perfil. Destaca-se a observação no fator perfil de que a escolaridade influencia positivamente na percepção dos clientes sobre medidas ambientalmente sustentáveis adotadas pela empresa.

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Publicado

2018-09-03

Como Citar

SANCHES, A. C.; KALB, N. D.; NETO, L. F. F. [RETRATAÇÃO] PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES SOBRE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NO VAREJO: UMA ANÁLISE FATORIAL DOS CLIENTES DO SUPERMERCADO WALMART EM CAMPO GRANDE/MS. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 8, n. 3, p. 24–37, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1389. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia