Fatores competitivos na implementação de sistemas ERP: estudo de caso de uma empresa de geradores elétricos / Competitive factors in ERP system implementation: a case study of a company of electric generators
Palavras-chave:
Sistemas ERP, Vantagens, Desvantagens, QualidadeResumo
A crescente globalização dos mercados e o aumento da competitividade tem exigido a utilização adequada das informações gerenciais no processo decisório das empresas. O ERP, Enterprise Resource Planning, é um sistema integrado de informações amplamente utilizado pelos gerentes em seus processos decisórios A eficácia de uma tomada de decisão mede-se pelos resultados alcançados pela mesma. A utilização equivocada das informações gerenciais causa problemas com as estratégias da organização Este estudo de caso exploratório realizado na empresa Stemac S/A Grupos Geradores tem como objetivo analisar as vantagens e desvantagens do sistema ERP e compara-las as reais necessidades da companhia. Os objetivos específicos compreendem: identificar quais os benefícios gerados com a utilização do ERP na empresa, a sua relação com os custos, elencar as melhorias ocorridas ou não nas etapas de produção e os efeitos na qualidade e produtividade da empresa. Os resultados do estudo mostram que os benefícios alcançados foram à de melhora significativa nas operações de fábrica e tomadas de decisão, apresentando aumento de produção com índice de assertividade de produtos sem retrabalho na linha de produção, redução dos custos dos estoques e melhoraria na qualidade dos produtos na indústria.
Referências
Bertaglia, P. R. (2003). Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. São Paulo: Editora Saraiva.
Borges, T. N., Parisi, C. & Gil, A. L. (2005). O Controller como gestor da Tecnologia da Informação - realidade ou ficção? Revista da Administração Contemporânea, São Paulo, 9(4), 119-140.
Fedichina, M. A. H. (2003) Fatores críticos de sucesso em implantação de sistemas ERP: um estudo exploratório. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo.
Laudon, K. C., & Laudon, J. P. (2007). Sistemas de Informação Gerenciais (7ª ed.). São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2001). Metodologia científica. São Paulo: Atlas.
Porter, M. E. (1986). Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Rio de Janeiro: Campus.
Rezende, A. (2002). Tecnologia da informação integrada í inteligência empresarial: alinhamento estratégico e análise da prática nas organizações. São Paulo: Atlas.
Souza, C. A., & Zwicker, R. (2000) Ciclo de vida de sistemas ERP. Caderno de Pesquisa em Administração. V. 1, n. 11, p. 46-57.
Souza, C. A., & Saccol A. Z. (2003). Sistemas ERP no Brasil: teoria e casos. São Paulo: Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).