CLUSTER COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA PARA A INDÚSTRIA VINÍCOLA SANROQUENSE: UMA ANÁLISE POR MEIO DE CAMPOS E ARMAS DE COMPETIÇÃO

Autores

  • Ivaldir Vaz de Oliveira Universidade de Sorocaba
  • Sibele Gomes Santana Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UINOVE

Resumo

Nossa pesquisa buscou determinar qual o efeito ou consequência da existência de um cluster (aglomerado competitivo) na competitividade das micro e pequenas empresas da indústria viní­cola sanroquense. A hipótese central é que a eleição de campos e armas da competição adequados e a existência de alinhamento das armas aos campos escolhido para competição aumenta o grau de competitividade da empresa pertencente a um cluster. A avaliação da competitividade das empresas foi feita pela variação percentual dos volumes de produção das empresas, entre os exercí­cios de 2004 e 2008, conforme dados obtidos junto ao Ministério da Agricultura. A escolha dos campos de competição onde as empresas buscam obter vantagens competitivas e a intensidade das armas de competição que elas usam foram determinados a partir de questionários aplicados nessas empresas.

Palavras-Chave: Competitividade Regional, Indústria Viní­cola, Cluster, Campos e Armas de Competição

Biografia do Autor

Sibele Gomes Santana, Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UINOVE

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UNINOVE

Downloads

Publicado

2014-01-02