BUS RAPID TRANSIT (BRT) COMO SOLUÇÃO PARA O TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • João Gilberto Mendes dos Reis Universidade Federal da Grande Dourados
  • Jairo de Oliveira Lima Faculdade de Tecnologia da Zona Leste
  • Sivanilza Teixeira Machado Universidade Paulista
  • Alexandre Formigoni Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo,

Resumo

As grandes cidades mundiais sofrem com a falta de planejamento do uso e ocupação do solo, especialmente cidades em desenvolvimento, causando um grande impacto na locomoção diária de seus habitantes. Fato que leva a busca por soluções que esteja ao alcance das economias, muitas ainda em desenvolvimento, o que dificulta a implantação de infraestruturas viárias ou sistemas devido aos altos custos. Nestas condições, aborda-se o tema do uso de sistemas de BRT, Bus Rapid Transit, sistema rápido de ônibus, e conseguem atender a necessidades de transporte com baixo custo de implantação, causando um impacto consideravelmente positivo em suas áreas de influência. Este trabalho apoiando-se sistemas de BRT implantados com sucesso em Bogotá e Curitiba e analisando estudos do governo brasileiro sobre a implantação do sistema, propõe a implementação deste na cidade de São Paulo, utilizando como proposta para exemplificar a implantação o corredor de ônibus conhecido como Santo Amaro / Nove de Julho / Centro ou simplesmente Nove de Julho. Os resultados apontam que enquanto o km de metrô podem alcançar os 500 milhões de reais em São Paulo, o custo do sistema em vias de ní­vel custa em torno de 11 milhões de reais. O custo estimado do corredor sugerido foi avaliado em 355 milhões de reais considerando os dados do Ministério das Cidades do Brasil e as vias na qual seriam implementados. O custo de metrô para o mesmo trecho seria de mais de 7 bilhões e o VLT 841 milhões de reais.

Palavras-chave: Transporte de passageiros; Corredores de ônibus; BRT Bus Rapid Transit.

Biografia do Autor

Alexandre Formigoni, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, São Paulo,

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista,

E-mail: [email protected]

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Publicado

2014-01-02