Identificação dos fatores que propiciam os acidentes com Carcharhinus leucas na praia de Boa Viagem em Recife PE
Palavras-chave:
ataque de tubarão, Boa Viagem, educação ambiental, Pernambuco, tubarão-cabeça-chata.Resumo
De 1990 a 2002, cerca de 735 pessoas sofreram acidentes com tubarões, sendo que 88 morreram. Estes acidentes ocorreram no mundo todo e um dos espécimes envolvido é o tubarão-cabeça-chata. O turismo é prejudicado em virtude do alarde provocado pela mídia e pela falta de informação, acarretando em sérios problemas à economia e ao desenvolvimento do Estado de Pernambuco. A permanência dos humanos resultou no encontro homem-tubarão e no período de setembro de 1992 a março de 2004, 41 casos com 14 mortes foram divulgados pelo Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões - Cemit. O objetivo deste trabalho é identificar os fatores que propiciam os acidentes na praia de Boa Viagem em Recife - PE. Para alcançar este objetivo foi realizado estudo observacional, entrevistas com o Dr. Fábio Hazin, professor da Universidade Federal Rural de PE, diretor do Laboratório de Oceanografia Pesqueira (LOP), com o soldado Josimar da Silva Coelho que representou o grupamento de Bombeiros Marítimos de PE, além da realização de dois questionários, um aplicado a 100 turistas e outro aplicado a 200 nativos, no período de julho a outubro de 2004. Constatou-se que de julho a setembro ocorreu o período de maior ocorrência de acidentes. As estratégias utilizadas para impedir os acidentes e conscientizar a população sobre os riscos, são ineficientes e o número de acidentes é crescente.Downloads
Publicado
2016-01-05
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.