Diagnóstico da percepção sanitária sobre a água na escola técnica estatual Benedito Storani (ETEC BEST) em Jundiaí­.

Autores

  • Karine Lemes de Oliveira
  • Luis Antônio de Sales
  • Suzana Cristina Quintanilha
  • Marta Angela Marcondes
  • Nair Massumi Itaia
  • Andréia Maria Martarello Gonçalves

Palavras-chave:

água de abastecimento, captação de água, contaminação das águas, propriedades rurais, recursos hí­dricos, saúde ambiental.

Resumo

Atualmente um dos problemas da saúde ambiental são doenças de veiculação hí­drica o que torna de grande valia entendê-las e avaliar a sua dimensão em propriedades rurais. Para isso, este projeto de pesquisa avaliou as fontes de abastecimento para o consumo de água humano e animal, e fonte de água para lavagem dos equipamentos na exploração de gado leiteiro das propriedades rurais familiares de 53 alunos da ETEC Best, nas quais 90% se encontram no estado de São Paulo, Obteve-se como resultados que 67,92% das propriedades rurais captam água para consumo humano no próprio local e apenas 11,32% realizam a cloração para consumo dessa água. A água para consumo animal em 62,26% das propriedades é captada no próprio local e apenas 3,77% realiza a cloração. Das 13 propriedades avaliadas que exploram gado, em 7 delas a procedência da água para lavagem de material de ordenha é captada de poços e minas e não é clorada, 2 são abastecidas pelo serviço público e as demais não sabem a fonte. O lançamento do esgoto doméstico nas propriedades avaliadas é de 37,73% em fossas sépticas, 9,53% em fossas negras, 7,55% em rios, 3,77% em rede de saneamento público e 37,73% desconhecem sua disposição final. A partir desse diagnóstico serão elaboradas práticas educativas sanitárias pertinentes sobre a importância da prevenção da contaminação da água em propriedades rurais.

Biografia do Autor

Karine Lemes de Oliveira

Graduanda do Curso de Medicina Veterinária, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, São Paulo, Brasil. 

Luis Antônio de Sales

Graduanda do Curso de Medicina Veterinária, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, São Paulo, Brasil. 

Suzana Cristina Quintanilha

Mestranda do Curso de Pós-Graduação em Saúde Ambiental,  Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil e Coordenadora e Docente do Curso Técnico em Agropecuária da ETEC Benedito Storani, Jundiaí­, SP, Brasil.

Marta Angela Marcondes

Docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul- USCS, São Caetano, São Paulo, Brasil.

Nair Massumi Itaia

Docente do Curso de Mestrado em Saúde Ambiental, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Andréia Maria Martarello Gonçalves

Docente do Curso de Mestrado em Saúde Ambiental, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-01-05