Estado de conservação das sepulturas de três cemitérios-museu da cidade de São Paulo
Palavras-chave:
alterações ambientais, cadáveres, eemitérios-Museu, concessõesResumo
Na cidade de São Paulo os cadáveres majoritariamente são destinados para cemitérios, todavia poucos sabem que o estado de conservação desses equipamentos pode provocar alterações ambientais, entre elas a proliferação de animais sinantrópicos. O estudo teve como objetivo geral a avaliação do estado de conservação das concessões (sepulturas) de três cemitérios-museu da cidade de São Paulo – Cemitério Araçá, Cemitério Consolação e Cemitério São Paulo. E como objetivo específico a classificação em níveis do estado de conservação das concessões. A metodologia constitui-se de caracterização das áreas amostrais e a qualificação e quantificação do estado de conservação das concessões. Verificou-se que os três cemitérios diferem quanto ao estado de conservação, sendo que o Cemitério São Paulo apresenta maior vulnerabilidade de suas sepulturas, enquanto que o Cemitério Consolação apresentou a maior porcentagem de sepulturas muito vulneráveis. Estes resultados, juntamente com demais análises ambientais poder-se-ão subsidiar possíveis correlações e previsões entre as populações sinantrópicas e o ambiente de cemitérios-museu.Downloads
Publicado
2016-01-05
Edição
Seção
Resumo Expandido
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.