A problemática ambiental em relação aos resí­duos sólidos, ruí­dos e odores em feiras livres na cidade de Osasco.

Autores

  • Alexandre Francisco Silva
  • Ricardo Moreira Calil
  • Ercilia Maria Borgheresi Calil

Palavras-chave:

aspectos, feira livre, resí­duos sólidos, ruí­dos, odores.

Resumo

Este estudo propõe avaliar os aspectos relevantes no que se refere aos resí­duos sólidos, ruí­dos e odores provenientes das feiras livres. Para tanto, a questão central, fundamentou-se numa pesquisa, por meio de um trabalho de campo, realizado em cinco eventos ocorridos na cidade de Osasco. O objetivo foi verificar o volume de resí­duos; o ní­vel de ruí­do gerado na montagem e desmontagem dos equipamentos, a percepção dos usuários com relação aos odores e a importância que estas três perturbações causam no ambiente, usuários, trabalhadores e moradores do entorno onde ocorrem os eventos. Foi verificado, após as observações, que os resí­duos gerados têm grande volume e relação direta com odores indesejados percebidos por usuários e moradores. Após medição realizada nas diferentes feiras livres, foi possí­vel constatar que o ruí­do gerado pela montagem e desmontagem da feira é incompatí­vel com a legislação em vigor e com a tolerância máxima permitida na norma técnica, fato que atinge trabalhadores e moradores.

Biografia do Autor

Alexandre Francisco Silva

Mestre em Saúde Ambiental

Ricardo Moreira Calil

Docente do Curso de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Graduação em Medicina Veterinária, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), USCS – FFA, MAPA-SP e Coordenador do NIESAA - Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Segurança Alimentar e dos Alimentos, São Paulo, SP, Brasil.

Ercilia Maria Borgheresi Calil

Docente da Universidade Anhanguera, São Paulo, SP, Brasil, e da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), São Caetano do Sul, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-01-05