Coliformes Termotolerantes: bioindicadores da qualidade da água destinada ao consumo humano

Autores

  • Alexandre José de Oliveira
  • Maria Claudia H.G. Santos
  • Nair Massumi Itaya
  • Ricardo Moreira Calil

Palavras-chave:

água, bioindicador, coliformes fecais, poluição.

Resumo

Atividades antrópicas influenciam o ambiente em diversos aspectos, e muitos deles podem causar danos aos recursos naturais. O ambiente é capaz de se auto-recuperar, no entanto, muito mais lentamente do que a velocidade de degradação. Os recursos hí­dricos são os mais susceptí­veis de serem afetados. Com água poluí­da, o ser humano está sofrendo sérios problemas, desde a falta de água potável em algumas regiões até as doenças causadas por agentes microbiológicos presentes na mesma. A poluição hí­drica está relacionada com o aumento desenfreado das populações e seus respectivos dejetos que não tem destinação correta, simplesmente são jogados em rios. Em um ambiente natural os rios começam a passar por um processo de depuração, assim as taxas de oxigênio voltam aos padrões ideais e o rio passa a ser considerado despoluí­do. O processo de tratamento de água é semelhante com a depuração de um rio, a água passa por processos fí­sicos e quí­micos e torna-se potável, porém a presença de determinados micro-organismos podem passar despercebidos e quando consumidos podem causar diversos problemas. Dentre estes micro-organismos pode-se destacar a Escherichia coli, causadora de diarréias e outras doenças gastrointestinais.

Biografia do Autor

Alexandre José de Oliveira

Mestrandos do Curso de Pós-graduação em Saúde Ambiental das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil, e Professora da Universidade Anhanguera – São Paulo, SP, Brasil.

Maria Claudia H.G. Santos

Mestrandos do Curso de Pós-graduação em Saúde Ambiental das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil, e Professora da Universidade Anhanguera – São Paulo, SP, Brasil.

Nair Massumi Itaya

Docente do Curso de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Graduação em Medicina Veterinária, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil.

Ricardo Moreira Calil

Docente do Curso de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Graduação em Medicina Veterinária, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), USCS – FFA, MAPA-SP e Coordenador do NIESAA - Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Segurança Alimentar e dos Alimentos, São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-01-05