PESQUISA DE CISTOS DE Giardia spp. EM FEZES DE PSITACÍDEOS CATIVOS
Resumo
Giardia spp é um protozoário flagelado de distribuição mundial responsável pelo quadro de giardíase em aves e mamíferos. O objetivo deste trabalho foi determinar a frequência de ocorrência de cistos de Giardia spp. nas fezes de psitacídeos cativos. Foram avaliadas 120 amostras de fezes coletadas de 60 aves saudáveis e 60 aves doentes. A presença do cisto do parasita foi determinada pelo exame coproparasitológico, pela técnica de concentração por centrifugação. Os resultados obtidos revelaram uma frequência de ocorrência de 46,6%. A frequencia no grupo de aves saudáveis foi de 48,3%, ligeiramente superior à frequencia observada no grupo de aves doentes (45%). Os dados deste trabalho alertam para a presença do parasita nas fezes de psitacídeos cativos.
Palavras-chave: aves, doenças parasitárias, Giardia spp, psitacídeos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.