DESLOCAMENTO DE ABOMASO A ESQUERDA EM BOVINO - RELATO DE CASO
Resumo
O deslocamento do abomaso caracteriza-se pela patologia mais frequente do trato gastro intestinal dos ruminantes, representa a principal causa de cirurgia abdominal em vacas de leite de alta produção, comumente diagnosticada no período pós-parto inicial. Â Os fatores predisponentes são atribuídos í s falhas no manejo nutricional na fase de transição, onde ocorre o fornecimento de dieta rica em energia, altamente fermentável e deficiente em fibras. Desta forma, os movimentos abomasais serão reduzidos, permitindo o acúmulo de gás no local, tendo como consequência, a distensão e o deslocamento do órgão. Descreve-se como principal sinal clínico a redução acentuada no volume de leite produzido. O diagnóstico é firmado através da anamnese somada ao exame clínico detalhado, que permite a auscultação de som metálico-timpânico no abomaso denominado "ping". A intervenção cirúrgica faz-se necessária na maioria dos casos. Assim, o presente artigo objetiva descrever um caso de deslocamento de abomaso à esquerda em vaca de leite de alta produção na segunda semana pós-parto com sucesso terapêutico. Optou-se pelo tratamento cirúrgico aberto, mediante laparotomia pelo flanco esquerdo e abomasopexia. O procedimento clínico escolhido é uma técnica de fácil execução, rápido retorno à ordenha e baixo custo operacional, o que viabiliza a utilização deste em situações de campo.
Palavras-chave: animais de produção, bem-estar, distensão do abomaso, técnicas cirúrgicas
Â
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.