COMPORTAMENTO TEMPORAL DO OXIGÊNIO DISSOLVIDO E pH NOS RIOS E CÓRREGOS URBANOS
Resumo
A urbanização e seu planejamento inadequado ocasionaram alterações no ambiente, como desmatamento, impermeabilização do solo, movimentos de terra, alterações da topografia, aterramentos de áreas baixas ou alagadas e a veiculação de poluentes, fatores esses que trouxeram como consequência a poluição de recursos hídricos. Para a verificação da quantidade e tipo de poluente que chega até os corpos de água urbanos, é necessário monitorar parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Entre estes parâmetros dois podem se destacar, são eles oxigênio dissolvido e pH. O objetivo do presente trabalho foi realizar um estudo temporal sobre o comportamento do teor de oxigênio dissolvido e pH de rios e córregos do município de São Caetano do Sul, para a formação de banco de dados desses corpos de água. Foi monitorado a medida de pH utilizando-se aparelho com eletrodo de vidro e a análise de oxigênio dissolvido foi realizada utilizando-se oxímetro com sonda com membrana de teflon e medidas amperométricas em amostras de água do Rio Tamanduateí, Rio dos Meninos, Córrego dos Moinhos, Córrego Utinga e Córrego das Grotas na área de São Caetano do Sul. Pode-se concluir pelos resultados obtidos que os níveis de pH se mantiveram dentro dos padrões estabelecidos e o teor de oxigênio dissolvido sofreu influência de fatores como clima, vegetação e poluição, portanto, outros estudos devem ser e efetuados para que um índice possa ser estabelecido.
Palavras-chave: indicadores, monitoramento, poluição, qualidade da água
Â
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.