AVALIANDO MEDIDAS MENOS INVASIVAS DA TEMPERATURA CORPORAL DE CÃES
Palavras-chave:
bem-estar animal, estresse térmico, temperatura retal.Resumo
A determinação da temperatura corporal é uma prática de rotina conduzida durante o exame físico de animais em medicina veterinária, sendo um dos principais indicativos de possíveis enfermidades e de condições de estresse térmico dos animais homeotérmicos. O método mais utilizado é por meio da temperatura retal. Todavia, por ser um método considerado mais invasivo e que necessita a contenção do animal, a busca por métodos alternativos é importante. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar a correlação de mensurações de temperatura corporal utilizando-se métodos menos invasivos, em diferentes regiões corporais, a saber: retal (TR), temperatura de focinho (TFO), temperatura do canal lacrimal direito e esquerdo (TCLD e TCLE), temperatura do ouvido direito e esquerdo (TOVD e TOVE), temperatura da região perianal (TPA), temperatura do abdômen (TAB) e temperatura do coxim plantar direito e esquerdo (TCPD e TDPE). Foram avaliados um total de 121 cães, durante a rotina de atendimento no Hospital Veterinário do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Os animais foram agrupados de acordo com suas características físicas: comprimento do focinho (braquicefálicos e dolicocefálicos), comprimento do pelo (curtos e longos) e posição da orelha (ereta, média e caída). A TR foi avaliada com termômetro digital inserido na região anal do animal, por 2 minutos, e as outras temperaturas, utilizando-se um termômetro infravermelho, sem mira laser, mantido à distância de cerca de 2 a 3 cm da região da medida, por menos de 2 segundos. As médias foram estimadas e a correlação entre as medidas realizadas por meio do teste de correlação de Spearman.Downloads
Edição
Seção
Resumo
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.