HORTA ORGÂNICA SUSTENTÁVEL EM COMUNIDADE CARENTE DE SANTANA DE PARNAÍBA
Palavras-chave:
horta orgânica, sustentável, compostagemResumo
A horta orgânica é uma produção baseada em tecnologias limpas e sustentáveis utilizando recursos sem nenhum agrotóxico. A cada dia as pessoas estão mais preocupadas com o seu bem estar físico, procuram se alimentar de produtos cada vez mais naturais. A horta foi montada nas instalações da instituição Rainha da Paz, sediada em Santana de Parnaíba, SP, foram usadas sementes e plantas orgânicas fornecidas por produtores que foram plantadas na terra preparada com material de compostagem. O objetivo foi a criação de uma horta orgânica e compostagem, possibilitando o aproveitamento de pequenos espaços e a reutilizaçí o de materiais que seriam descartados na natureza, capacitando os cuidadores, os adolescentes e os funcionarios da instituição cientes das necessidades e desafios para construção de um planeta mais saudavel, por meio de capacitação gratuita para a comunidade carente. A primeira colheita dos alimentos produzidos na horta ocorreu em junho quando começamos a utiliza-las no preparo dos alimentos que foram oferecidos as crianças, foram realizadas oficinas culinárias com as mães que passaram a incluir na dieta das crianças, além de iniciar o plantio doméstico. A horta orgânica e a oficina possibilitaram ampliar os conhecimentos e atuação das mães em relação ao plantio e a utilização das plantas com finalidades nutricionais na manutenção do bem-estar destas crianças.Â
Referências
ALTIERI, M. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Guaíba, RS: Agropecuária, p.592, 2002.
AZEVEDO, M. S. F. R.; VIEIRA, R. C. M.; SAMINEZ, T. C. O. Agricultura Orgânica: Instrumento para a sustentabilidade dos sistemas de produção e valoração de produtos agropecuários. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2000. 22 p. (Embrapa Agrobiologia. Documentos, 122).
BRITO, W. de A.; FREITAS, M. A. A. Horta orgânica: segurança alimentar do campo í mesa. Aracaju: EMDAGRO, p22, 2004. il. (EMDAGRO. Série Tecnologia Agropecuária, 06).
FILGUEIRA FAR. Novo manual de olericultura, 2ª edição. Viçosa: UFV, p, 412, 2003.
LUCON, C.M.M. & CHAVES, A.L.R. Horta Orgânica. Biológico, São Paulo, v.66, n.1/2, p.59-62, 2004.
MICHEREF S.M. & BARROS R. Proteção de plantas na agricultura sustentável. Recife: Imprensa Universitária da UFRPE, 2001.
OSTERROHT, M. O sítio ecológico e produtivo: horta, pomar e solo fértil. Botucatu: Ed. Agroecológica, 2001.
PEREIRA NETO, TINOCO, J. Manual de compostagem processo de baixo custo. Belo Horizonte: UNICEF, p.56, 1996.
RICCI, M.S.F. & NEVES, M.C.P. 2006. Cultivo orgânico de café. Sistemas de Produção,2:http://www.cnpab.embrapa.br/publicacoes/sistemasdeproducao/cafe/index.htm - acesso em: 13/02/2014.
SILVA Jr, A. A.; VISCONTI, A. Recipientes e substratos para a produção de mudas de tomate. Agropecuário Catarinense, Florianópolis, dez.v.4, n. 4, p 20-23, 1991.
TEIXEIRA, L.B.; GERMANO, V.L.C.; OLIVEIRA, R.F. de; FURLAN JÚNIOR, J. Processo de Compostagem a Partir de Lixo Orgânico Urbano e Caroço de Açaí. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, p 8, 2002.
TEIXEIRA, R.F.F. Compostagem. In: HAMMES, V.S. (Org.) Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica, v.5, p.120-123, 2002.
VAGENAS, D.N.F.; Guia prático – Montagem Horta Orgânica em qualquer espaço, 1ª edição. Racine. São Paulo, p,120, 2015.
VAGENAS, D.N.F.; RODRIGUES A.; CAMPOS, M. L. O. S. de. Horta de plantas medicinais para uso terapêutico e nutricional. Argentina, v.4, p.70-73, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.