RETROCESSOS AMBIENTAIS
Palavras-chave:
Meio Ambiente, Sistema Econômico, Retrocesso.Resumo
Desde a promulgação de nossa Carta Constitucional que estruturou, pelo menos do ponto de vista jurídico um Estado do Bem-Estar Social, várias de suas normas não tiveram efetividade plena. Isso não só porque parte de nossa sociedade jamais admitiu algumas inovações, mas também pelo motivo de que quando conseguimos a redemocratização, o sistema econômico já havia iniciado uma nova fase, a partir do fim do socialismo real do leste europeu. A Constituição Federal positivou Direitos Humanos na forma de Direitos Fundamentais, dentre eles o Direito ao Meio Ambiente Ecologicamente Equilibrado, que são os direitos básicos que garantem o mínimo existencial para garantia da Dignidade da Pessoa Humana. Entretanto há algumas décadas estamos assistindo uma série de alterações legislativas que constituem claros retrocessos ambientais. A comunicação do sistema econômico possui maior reverberação social o que nos leva a uma cegueira quanto aos verdadeiros valores a serem protegidos.
Referências
BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade; tradução de Sebastião Nascimento. São Paulo: Ed. 34, 2010.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos; tradução de Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
CAPRA, Fritjof, A Teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos; tradução Newton Roberval Eichemberg, São Paulo: Ed. Cultrix, 1996.
LEFF, Enrique. Saber ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder; tradução de Lúcia MathildeEndlich Orth. 8. ed., Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
LUHMANN, Niklas. O Direito da sociedade; tradução Saulo Krieger. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
MORIN, Edgar, KERN, Anne Brigitte, Terra Pátria; traduzido por Paulo Azevedo Neves da Silva, Porto Alegre: Sulina, 1995.
PIKETTY, Thomas. O Capital no século XXI; tradução Mônica Baumgarten de Bolle. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrinseca, 2014.
ROCHA, Leonel, SCHWARTZ, Germano, CLAN, Jean, Introdução í teoria do sistema autopoiético do Direito, Porto Alegre: Livraria do Advogado ed., 2005.
ROCHA, Leonel Severo, SCHWARTZ, Germano, KING, Michael, A verdade sobre a autopiese no direito, Porto Alegre: Livraria do Advogado ed., 2009.
SARLET, Ingo Wolfgang, Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição de 1988, Porto Alegre: Livraria do Advogado ed., 2009.
______, A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional, 10. ed. rev. atual. e ampl., Porto Alegre: Livraria do Advogado ed., 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.