REVISÃO BIBLIOGRAFICA: COMPARAÇÃO ENTRE A COLUNA VERTEBRAL DA ORCA (ORCINUS ORCA) E DO CAVALO (EQUUS CABALLUS)
Palavras-chave:
Anatomia, Cetáceos, Evolução, Ungulados, Vértebras.Resumo
A coluna vertebral é constituída por conjuntos de vértebras conectadas por disco-intervertebrais, que se articulam pela articulação sinovial presente nos processos articulares. Devido a orca (Orcinus orca) e o cavalo (Equus caballus) habitarem ambientes diferentes, a formula vertebral difere numérica e morfologicamente. O objetivo desse trabalho consistiu em identificar diferenças morfológicas e características adaptativas nas colunas vertebrais de Orcinus orca e Equus caballus. A pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico, descrevendo características como a quantidade, formato e características morfofuncionais adaptativasdas vértebras de cada espécie. Foram consideradas referências bibliográficas que descreviam a evolução de cada espécie e artigos científicos relacionados à coluna vertebral de mamíferos aquáticos. Levantou-se que ambas espécies devem ter evoluído a partir de um único modelo de coluna vertebral ancestral, através de pressões ambientais seletivas diferenciais. A quantidade numérica de cada segmento que forma a coluna também mostrou diferenças entre O. orcaand E. caballus, sendo que a fusão das cervicais de Atlas a C3 e o fusionamento de C4 a C7 foram as mais notáveis. A fórmula vertebral da Orcinus orca [C7, T11–13, L10–12, Ca20–24 = 50–54] e Equus caballus [C7, T18, L6, S5, Ca15-21 = 51-57] claramente corroboram a hipótese de origem a partir do modelo único.
Referências
Barnes LG,Domning DP, Ray CE. Status of studies on fossil marine mammals. Marine Mammal Science. 1985;1(1):15-53.
Bittencourt ML. Orcinus orca.baleia assassina (Cetacea, Delphinidae): Primeiro registro para o litoral norte catarinense, com notas osteológicas. Arq bioltecnol. 1983;26(1):77-103.
Brault S, Caswell H. Pod"specific demography of killer whales (Orcinus orca). Ecology. 1993;74(5):1444-1454.
Buchholtz EA. Modular evolution of the cetacean vertebral column. Evolution & development. 2007;9(3):278-289.
Buchholtz EA,Schur SA. Vertebral osteology in Delphinidae (Cetacea). ZoolJLinn Soc. 2004;140(3):383-401.
Di Beneditto, A.P.; Siciliano, S. & Ramos, R. Cetáceos: Introdução í Biologia e a Metodologia Básica para o Desenvolvimento de Estudos. Rio de Janeiro: Fundação Oswaldo Cruz Escola Nacional de Saúde Pública: 2010.
DIERAUF, Leslie; GULLAND, Frances MD. CRC handbook of marine mammal medicine: health, disease, and rehabilitation. CRC press; 2001.
GETTY, R - SISSON/GROSSMAN. Anatomia dos Animais Domésticos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 1986.
Heyning JE, Dahlheim ME. Orcinusorca.Mammalian Species.1988;304:1-9.
Lodi, L,Hetzel B.Orcinus orca (Cetacea; Delphinidae) em águas costeiras do Estado do Rio de Janeiro. Bioikos. 2012;12(1):46-54.
Monteiro Filho ELA, Oliveira LV, Monteiro KDKA,Filla GF, Quito L, Godoy DF. Guia Ilustrado de Mamíferos Marinhos do Brasil. Campinas: Instituto de Pesquisas Cananéia, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.