Análise do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos de Cananéia - SP quanto ao atendimento à política nacional de resíduos
Palavras-chave:
educação ambiental, reciclagem, Vale do Ribeira.Resumo
O correto manejo e destinação final dos resíduos sólidos ainda é um desafio de muitas cidades. A falta de gerenciamento adequado dos resíduos sólidos pelos municípios, associada aos recorrentes alagamentos dos cursos d"™água da bacia do Ribeira de Iguape podem interferir de forma negativa na qualidade ambiental da região. O objetivo deste trabalho foi analisar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Cananéia, localizado no Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape. A padronização desta análise foi feita com base no conteúdo mínimo estabelecido pelo artigo 19 da Lei Federal 12.305/10 que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). A avaliação do PMGIRS de Cananéia constatou atendimento de 68,4% dos incisos do art. 19 da Lei Federal 12.305/10. Apesar das lacunas que o PMGIRS apresentou quanto aos diagnósticos e formas de gestão dos resíduos sólidos, é inegável o progresso que a PNRS trouxe ao gerenciamento de resíduos sólidos no Brasil, porque permitiu que, ao menos alguns aspectos importantes fossem considerados nas políticas públicas municipais, como a inclusão de catadores, o incentivo à reciclagem, educação ambiental, a alternativa de soluções consorciadas para alguns programas, e formas adequadas de tratamento e/ou destinação final, por exemplo.
Referências
Batista MGM. Análise da gestão dos resíduos sólidos de municípios do Vale do Ribeira com Influência no Complexo Estuarino-Lagunar de Cananéia-Iguape. [Monografia de conclusão MBA]. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo; 2016.
Brasil. Lei Federal n° 12.305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Diário Oficial da União. Brasília, DF: 02 ago. 2010.
Brasil. Decreto Federal n° 7.404 de 23 de dezembro de 2010. Regulamenta a Lei n° 12.3205 de 2 de agosto de 2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, cria o Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Comitê Orientador para a Implantação dos Sistemas de Logística Reversa, e dá outras providências. 2010.
Caldas AHM. Análise da disposição de resíduos sólidos e da percepção dos usuários em áreas costeiras – um potencial de degradação ambiental. [Monografia]. Salvador: Universidade Federal da Bahia; 2007.
Cananéia. Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Departamento Municipal de Meio Ambiente, 2012. 34p.
Pinho, PM. Avaliação dos planos municipais de gestão integrada de resíduos urbanos na Amazônia brasileira. [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2011.
Secretaria de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo. Plano Regional Integrado de Saneamento Básico para a UGRHI-11. São Paulo, 2010. 136 p.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.