AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO E O CONSUMO DE FRANGO ORGÂNICO NA CIDADE DE SÃO PAULO
Palavras-chave:
conhecimento, consumo, frango orgânico, mercado, Sustentabilidade.Resumo
A crescente busca da sociedade por um alimento seguro, que promova a saúde, associado í s práticas produtivas sustentáveis, abriu espaço para a pecuária orgânica, que é um novo mercado regulamentado e atende í s necessidades de um consumidor preocupado com a própria saúde e com os impactos de suas escolhas ao meio ambiente e as futuras gerações. Entretanto parte da população desconhece realmente o que representam estes produtos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento sobre o frango orgânico e o seu consumo por moradores da cidade de São Paulo. Foram entrevistadas 200 pessoas escolhidas aleatoriamente, de ambos os sexos, diferentes idades, grau de escolaridade e submetidas a um questionário com 10 questões fechadas. Os resultados demonstraram que 43% das pessoas conheciam o frango orgânico, e que somente 27,50% já o consumiram, sendo então, pouco conhecido pela maior parte dos entrevistados. Foi possível identificar diversos aspectos associados ao produto, muitas vezes equivocados, como a classificação do mesmo como sendo somente saudável por 75,5% dos entrevistados. Também foram verificados fatores negativos relacionados ao consumo do alimento orgânico, como o alto custo do produto, que foi citado por grande parte dos entrevistados, o que ainda representa um grande impeditivo na decisão de compra do consumidor, mesmo com todos os valores agregados ao produto. Maiores esclarecimentos sobre este sistema pecuário que é ambientalmente correto, socialmente justo e não meramente sem resíduos químicos poderia contribuir para uma maior conscientização dos valores agregados do produto e um estímulo do consumo no mercado interno.
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