Horta na escola: sustentabilidade e hábitos saudáveis no município de Cantá-RR
Palavras-chave:
alimentação saudável, educação ambiental, horta escolar.Resumo
Apresenta-se neste artigo, a importância da educação ambiental através de atividades desenvolvidas na horta escolar. As atividades contribuem para a modificação nos hábitos e atitudes de alunos do ensino fundamental e do ensino médio quanto à percepção que eles possuem da natureza. Neste contexto, a horta escolar se encaixa como uma interessante ferramenta para a escola, estando entre os agentes mais importantes neste processo de sensibilização. A formação da consciência de respeito e cuidado; da necessidade de conservar o meio ambiente. A alimentação das crianças melhora, pois, passam a aceitar melhor as verduras, legumes e frutas. Os trabalhos desenvolvidos na horta criam a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo. Constrói o senso de responsabilidade, de valores mais humanizados e permeia todo o processo educativo, estabelecendo desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e entre as pessoas, formando cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais. Enfim, estimula o cuidado na busca da melhoria da qualidade de vida de humanos e de outras formas de vida.Referências
Brandani JZ, Silva LD, Gomes SS, Oliveira VS, Pereira ZV, Alves Junior VV. A horta escolar promovendo a educação ambiental e alimentar de crianças da escola municipal Geraldino Neves Corrêa no Distrito de Picadinha – Dourados/MS. Realização. [Internet]. 2014. [acesso 2015 jan 08]; 1(2): 01-09. Disponível em: <http://goo.gl/62Ro0M>
Cavalcanti AF, Silva CGM, Silva MZT. Horta Escolar: Contribuindo para Hábitos Alimentares Saudáveis. In: Anais da IX Jornada de ensino, pesquisa e extensão (IX Jepex) e VI Semana nacional de ciência e tecnologia. [internet] 2009. Recife: Universidade Federal de Pernambuco; [acesso 2013 jan 11]. Disponível em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009/cd/resumos/r0077-2.pdf
Costa MA F, Costa MFB. Metodologia da Pesquisa: conceitos e técnicas. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência; 2009. 216p.
Cribb SLSP. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, í saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente. 2010;3(1):42-60.
Cruz AA, Fernandes EA. Relação PIB e meio ambiente: abordagem da pegada ecológica. REDES - Rev Des Regional. [internet] 2013. [acesso 2015 jan 12]; 18(1) 88-107. Disponível em: <http://goo.gl/E1CBCY>.
Dias GF. Educação Ambiental: Princípios e Práticas. São Paulo: Gaia, 1992.
Freitas DO, Senna AJT, Alves RR. Percepção dos funcionários sobre a educação ambiental nas escolas estaduais do município de São Gabriel-RS. Rev Elet em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental. [internet] 2012. [acesso 2015 jan 12]; 8(8) 1670-1679. Disponível em: <http://goo.gl/KoC1aP>.
Hempe C, Noguera JOC. A educação ambiental e os resíduos sólidos urbanos. REGET/UFSM. [internet] 2012. [acesso 2015 jan 12]; 5 (5) 682 - 695. Disponível em: <http://goo.gl/DqsBmw>.
Irala CH, Fernandez PM. Manual para Escolas. A Escola Promovendo Hábitos Alimentares Saudáveis. Universidade de Brasília. [internet] 2001. [acesso 2015 jan 12]. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/horta.pdf>.
Kandler, R. Educação ambiental: horta escolar, uma experiência em educação. íGORA: Revista de divulgação científica. [internet] 2009. [acesso 2015 jan 12]; 16(2) 643-645. Disponível em: <http://goo.gl/Ssvvsg>.
Lucena TC, Figueroa MEV, Oliveira JCA. Educação ambiental, sustentabilidade e saúde na criação de uma horta escolar: Melhorando a qualidade de vida e fortalecendo o conhecimento. Rebes. [internet] 2015. [acesso 2015 jan 12]; 5(2) 01-09. Disponível em: <http://goo.gl/e9MiEP>.
Oliveira DF, Pinto LT. A educação ambiental desenvolvida na escola estadual D. Pedro I no munícipio de Mazagão. Caderno Meio Ambiente e Sustentabilidade. [internet] 2014. [acesso 2015 jan 12]; 4(3) 138–155. Disponível em: <http://goo.gl/F4x8TS>.
Morgado FS, Santos MAA. A horta escolar na educação ambiental e alimentar: experiência do Projeto Horta Viva nas escolas municipais de Florianópolis. Extensio. [internet] 2008. [acesso 2015 jan 9]; 5(6) 01-10. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/extensio/article/view/9531/8950>.
Rezende BLA, Almeida JS, Amado MV, Pereira MR, Carvalho VS, Endringer DC, Leite SQM. A interdisciplinaridade por meio da pedagogia de projetos: uma análise do projeto "horta escolar: aprenda cultivando hortaliças" numa perspectiva CTSA. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica. [internet] 2014. [acesso 2015 jan 9]; 04(01) 52-51. Disponível em: <http://ojs.ifes.edu.br/index.php/dect/article/view/138>.
Silva ECR, Fonseca AB. Hortas em escolas urbanas, Complexidade e Transdisciplinaridade: Contribuições para o Ensino de Ciências e para a Educação em Saúde. RBPEC. [internet] 2011. [acesso 2015 jan 9]; 11(3) 35-53. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewFile/411/271>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.