Horta na escola: sustentabilidade e hábitos saudáveis no municí­pio de Cantá-RR

Autores

Palavras-chave:

alimentação saudável, educação ambiental, horta escolar.

Resumo

Apresenta-se neste artigo, a importância da educação ambiental através de atividades desenvolvidas na horta escolar. As atividades contribuem para a modificação nos hábitos e atitudes de alunos do ensino fundamental e do ensino médio quanto à percepção que eles possuem da natureza. Neste contexto, a horta escolar se encaixa como uma interessante ferramenta para a escola, estando entre os agentes mais importantes neste processo de sensibilização. A formação da consciência de respeito e cuidado; da necessidade de conservar o meio ambiente. A alimentação das crianças melhora, pois, passam a aceitar melhor as verduras, legumes e frutas. Os trabalhos desenvolvidos na horta criam a percepção da solidariedade, fundamental para trabalhar em grupo. Constrói o senso de responsabilidade, de valores mais humanizados e permeia todo o processo educativo, estabelecendo desde cedo relações saudáveis com o meio ambiente e entre as pessoas, formando cidadãos capazes de assumir novas atitudes na busca de soluções para os problemas socioambientais. Enfim, estimula o cuidado na busca da melhoria da qualidade de vida de humanos e de outras formas de vida.

Biografia do Autor

Auriane da Conceição Dutra Silva, Universidade Federal de Roraima

Engenheira Agronoma, mestranda do programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima PosAgro/UFRR.

Ataiza de Andrade Sousa, Mestre em Agronomia, UFRR

Engenheira Agronoma, mestre pelo programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima PosAgro/UFRR.

Cassia Rejane do Nascimento

Engenheira Agronoma, mestre pelo programa de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Roraima PosAgro/UFRR.

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Publicado

2016-06-08

Edição

Seção

Comunicação