A internet e o poder da comunicação na sociedade em rede: influências nas formas de interação social / Internet and power in communication network society: influences on forms of social interaction
Palavras-chave:
Comunicação, Internet, Sociedade em Rede, Tecnologia.Resumo
O presente artigo apresenta reflexões, através de revisão bibliográfica, sobre o uso dos meios de comunicação, especialmente a internet na transformação das relações sociais. A partir das perspectivas de Manuel Castells e John Thompson, o texto apresenta uma abordagem panorâmica das mudanças decorrentes das tecnologias da informação e comunicação, destacando as potencialidades do poder de divulgação e persuasão dos sites de relacionamento como Facebook e YouTube no exercício da autocomunicação de massas, que transformou a comunicação de massas por meio do discurso, da autonomia e da interação de seus atores. A argumentação apresentada no texto pretende destacar o papel das tecnologias informacionais na interação social e na construção de uma sociedade em rede.
Referências
Castells, M. (2009). Communication Power. New York: Oxford University Press.
Castells, M. (2003). A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
Castells, M. (1999). A Sociedade em Rede (Vol. I, 14ª ed.). São Paulo: Paz e Terra.
ECO, U. (2010). Como se faz uma tese (23ª ed.). São Paulo: Perspectiva.
Johnson, S. (2001). Cultura da Interface: como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Lévy, P. (2010). As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática (2ª ed.- Costa, C. I. Trad.). Rio de Janeiro: Ed. 34.
Thompson, J. B. (2011). A mídia e a modernidade: uma teoria social da mídia (12ª ed.). Rio de Janeiro: Ed. Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).