Um estudo do sistema de valor do setor automobilístico sob o enfoque da ecologia de empresas / A study of the value system of automotive sector under the focus of the ecology of companies
Palavras-chave:
Ecologia de empresas, Sistema de valor, Setor automobilístico.Resumo
O estudo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto a uma rede de concessionárias automotivas e sua relação com os agentes integrantes do sistema de valor de uma montadora. A partir da revisão bibliográfica sobre ecologia de empresas e cadeia e sistema de valor, procurou-se compreender como se dão í s interações entre membros de uma mesma cadeia, buscando identificar a representatividade e força de cada nível. Baseado no critério de julgamento, foi selecionada uma montadora líder no mercado de carros novos populares. Para a coleta de dados, um questionário estruturado (survey) com perguntas abertas e escala do tipo Likert foi desenvolvido. Apesar do caráter quantitativo, a pesquisa buscou obter dos respondentes as impressões sobre o relacionamento atual e prospectado com os demais integrantes do seu sistema de valor (fornecedores, concorrentes e clientes). O resultado mostra que nesse segmento, o cliente e o fornecedor (no caso, a montadora) exercem um grande poder de barganha sobre as concessionárias proporcionando pequena margem de manobra nas estratégias das concessionárias. Em relação aos concorrentes, observou-se que ainda há uma visão obscura e indefinida por parte dos gestores das concessionárias, significando que além do acompanhamento dos preços e promoções, nada mais se sabe sobre os principais concorrentes.
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