Dimensões de imagem de loja que explicam a avaliação e a satisfação dos consumidores: um estudo empí­rico em uma rede de varejo de cosméticos do interior paulista

Autores

  • Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro Faculdade Reges de Ribeirão Preto, São Paulo
  • Gabrilea Selan Brito Faculdade Reges de Ribeirão Preto, São Paulo
  • Bárbara de Andrade Colucci Faculdade Reges de Ribeirão Preto, São Paulo.
  • Edgard Monforte Merlo Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Imagem de loja, Varejo, Cosméticos.

Resumo

Considerado uma das maiores e mais diversas indústrias do mundo, o varejo vive uma revolução que está transformando o modo simples de negociar, em uma forma automatizada e sofisticada de gestão, nas áreas de logí­stica, controle de estoque e procedimentos operacionais. Neste cenário, a imagem de loja constitui importante ferramenta de marketing que possibilita identificar os atributos com maior influência na satisfação dos consumidores. Nessa perspectiva, o objetivo da presente pesquisa foi identificar as dimensões de imagem de loja explicam a percepção e a avaliação dos consumidores. Para tanto, num primeiro momento realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o tema proposto para identificar as dimensões contempladas no instrumento de pesquisa. Posteriormente foi realizada uma pesquisa empí­rica, por meio de uma abordagem descritiva dos dados, os quais foram obtidos a partir de 302 questionários válidos. A população-alvo foi definida como sendo os clientes de uma rede de cosméticos. No processo de análise foi aplicado o coeficiente Alpha de Cronbach e a técnica multivariada de análise fatorial exploratória para purificação dos dados, aplicando-se em seguida, a correlação de Pearson para testar as hipóteses de pesquisa. Os resultados obtidos deixam evidências de que há uma associação positiva e significativa entre dimensões analisadas. 

Biografia do Autor

Helenita Rodrigues da Silva Tamashiro, Faculdade Reges de Ribeirão Preto, São Paulo

Doutorando em Administração pela FEARP-USP.
Professora da Faculdade Reges de Ribeirão Preto, São Paulo.

Gabrilea Selan Brito, Faculdade Reges de Ribeirão Preto, São Paulo

Aluna de Graduação em Administração da Faculdade Reges de Ribeirão Preto - São Paulo

Bárbara de Andrade Colucci, Faculdade Reges de Ribeirão Preto, São Paulo.

Aluna de Graduação em Administração da Faculdade Reges de Ribeirão Preto - São Paulo

Edgard Monforte Merlo, Universidade de São Paulo - USP

Professor e pesquisador da Pós-Graduação em Administração da FEARP - Universidade de São Paulo.

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Publicado

2017-04-28

Como Citar

TAMASHIRO, H. R. da S.; BRITO, G. S.; COLUCCI, B. de A.; MERLO, E. M. Dimensões de imagem de loja que explicam a avaliação e a satisfação dos consumidores: um estudo empí­rico em uma rede de varejo de cosméticos do interior paulista. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 7, n. 1, p. 20–46, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1022. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia