BUS RAPID TRANSIT (BRT) COMO SOLUÇÃO PARA O TRANSPORTE PÚBLICO DE PASSAGEIROS NA CIDADE DE SÃO PAULO
Resumo
As grandes cidades mundiais sofrem com a falta de planejamento do uso e ocupação do solo, especialmente cidades em desenvolvimento, causando um grande impacto na locomoção diária de seus habitantes. Fato que leva a busca por soluções que esteja ao alcance das economias, muitas ainda em desenvolvimento, o que dificulta a implantação de infraestruturas viárias ou sistemas devido aos altos custos. Nestas condições, aborda-se o tema do uso de sistemas de BRT, Bus Rapid Transit, sistema rápido de ônibus, e conseguem atender a necessidades de transporte com baixo custo de implantação, causando um impacto consideravelmente positivo em suas áreas de influência. Este trabalho apoiando-se sistemas de BRT implantados com sucesso em Bogotá e Curitiba e analisando estudos do governo brasileiro sobre a implantação do sistema, propõe a implementação deste na cidade de São Paulo, utilizando como proposta para exemplificar a implantação o corredor de ônibus conhecido como Santo Amaro / Nove de Julho / Centro ou simplesmente Nove de Julho. Os resultados apontam que enquanto o km de metrô podem alcançar os 500 milhões de reais em São Paulo, o custo do sistema em vias de nível custa em torno de 11 milhões de reais. O custo estimado do corredor sugerido foi avaliado em 355 milhões de reais considerando os dados do Ministério das Cidades do Brasil e as vias na qual seriam implementados. O custo de metrô para o mesmo trecho seria de mais de 7 bilhões e o VLT 841 milhões de reais.
Palavras-chave: Transporte de passageiros; Corredores de ônibus; BRT Bus Rapid Transit.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
- O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista;
- O(s) autor(es) garante(m) que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outra(s) revista(s);
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es);
- É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigos às normas da publicação
- Os Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem í revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).