Universidades corporativas como forma de criação de valor e competitividade organizacional

Karina Barriac

Resumo


O presente trabalho analisa o surgimento das UCs (Universidades Corporativas) e seu desenvolvimento a partir da Era do Conhecimento até os dias atuais. O objetivo foi compreender as formas de ações das UCs para a criação de valor e consequentemente a competitividade organizacional. A metodologia utilizada para obter as informações necessárias para a produção deste artigo consiste na pesquisa bibliográfica e obras de especialistas nas áreas de gestão de pessoas e educação. O levantamento permitiu entender a importância do capital humano para as organizações, os métodos utilizados para potencializar e estimular o conhecimento dos individuos e o diferencial que este novo modo de pensar trouxe para a organização e seus stakeholders como um todo. No artigo, as definições e características das UCs foram contextualizadas com o intuito de demonstrar sua importância para a aquisição de valor e vantagem competitiva perante o mercado.


Palavras-chave


Universidades corporativas; Educação corporativa; Criação de valor; Competitividade; Era do Conhecimento; Aprendizagem Organizacional.

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