Universidades corporativas como forma de criação de valor e competitividade organizacional

Autores

  • Karina Barriac Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Palavras-chave:

Universidades corporativas, Educação corporativa, Criação de valor, Competitividade, Era do Conhecimento, Aprendizagem Organizacional.

Resumo

O presente trabalho analisa o surgimento das UCs (Universidades Corporativas) e seu desenvolvimento a partir da Era do Conhecimento até os dias atuais. O objetivo foi compreender as formas de ações das UCs para a criação de valor e consequentemente a competitividade organizacional. A metodologia utilizada para obter as informações necessárias para a produção deste artigo consiste na pesquisa bibliográfica e obras de especialistas nas áreas de gestão de pessoas e educação. O levantamento permitiu entender a importância do capital humano para as organizações, os métodos utilizados para potencializar e estimular o conhecimento dos individuos e o diferencial que este novo modo de pensar trouxe para a organização e seus stakeholders como um todo. No artigo, as definições e caracterí­sticas das UCs foram contextualizadas com o intuito de demonstrar sua importância para a aquisição de valor e vantagem competitiva perante o mercado.

Biografia do Autor

Karina Barriac, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

Graduada em Administração. Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

BARRIAC, K. Universidades corporativas como forma de criação de valor e competitividade organizacional. Revista Metropolitana de Governança Corporativa (ISSN 2447-8024), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 159–177, 2017. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/RMGC/article/view/1691. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS