Monitoramento da qualidade do óleo de fritura em barracas de feiras livre no muní­cipio de São Caetano do Sul, SP

Autores

  • Paula Cristine GnannTranquillo
  • Ricardo Moreira Calil
  • Ercilia Maria Borgheresi Calil
  • Alexandre Panov Momesso

Palavras-chave:

feiras livres, óleo de fritura, temperatura.

Resumo

Os processos de fritura contí­nua e intermitente provocam alterações fí­sico-quí­micas nos óleos, com isso também, afetam a qualidade nutricional e sensorial do alimento frito, podendo ainda causar danos à saúde do consumidor. O presente estudo teve como objetivo analisar a qualidade do óleo de fritura em 7 barracas de feiras livres localizadas em São Caetano do Sul. O monitoramento da qualidade do óleo foi realizado em dois momentos diferentes, ou seja, o primeiro no horário do iní­cio da feira e outro no final da mesma demonstrando haver alterações no ní­vel de degradação deste óleo. Essas medições foram feitas através de um monitor de óleos e gorduras sendo possí­vel verificar a falta de controle do óleo de fritura nas barracas de pastéis nessas feiras livres.         

Biografia do Autor

Paula Cristine GnannTranquillo

Pós-graduanda do Curso de Controle Sanitário-Segurança dos Alimentos da Universidade Municipal de São Caetano do Sul-USCS

Ricardo Moreira Calil

Docente do Curso de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Graduação em Medicina Veterinária das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), USCS – FFA, MAPA-SP e Coordenador do NIESAA - Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Segurança Alimentar e dos Alimentos.

Ercilia Maria Borgheresi Calil

Docente da Universidade Anhanguera – SP  e Docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Alexandre Panov Momesso

Docente da Universidade Municipal de São Caetano do Sul – USCS

Downloads

Publicado

2016-01-05