TRATAMENTO DE ÁGUA NEGRA DOMICILIAR ATRAVÉS DE BANANEIRAS POR TANQUE DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO

Autores

  • André Satiro Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas
  • Bruno Martins
  • Cristiano Prado
  • Luana S. Souza

Palavras-chave:

Manejo incorreto. Saneamento ecológico. Evapotranspiração.

Resumo

O tratamento de saneamento básico consiste basicamente no abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos domésticos e industriais, manejo de resí­duos sólidos, controle de pragas e agentes patogênicos em geral. Contudo, a escassez no tratamento brasileiro, faz com que novos conceitos em saneamento ecológico surjam agregando valor aos nossos recursos hí­dricos que sofrem com o despejo incorreto, ocorrendo assim poluição no solo, água, erosão, mortalidade das espécies aquáticas, entre outros. Por isso o projeto apresentado tem como intuito mostrar uma forma sustentável no tratamento de esgotos domésticos com ênfase em Evapotranspiração com auxí­lio de Bananeiras nas zonas rurais do paí­s. E os resultados obtidos demonstram como ocorreu o processo de montagem do tanque, se houve desafios no perí­odo de implantação, custo do projeto e análises fí­sico-quí­micas.

Biografia do Autor

Bruno Martins

Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária. E-mail: [email protected]

Cristiano Prado

Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária. E-mail: [email protected]

Luana S. Souza

Centro Universitário Faculdades Metropolitanas Unidas. Professora de Engenharia Ambiental e Sanitária

Referências

ABNT (1993) – Associação de Normas Técnicas. NBR 7.229 "Projeto, construção e operação de tanques sépticos". Rio de Janeiro, 1993.

ACHE TUDO REGIíO. Geografia de Pouso Alegre. Disponí­vel em: < http://www.achetudoeregiao.com.br/mg/pouso_alegre/localizacao.htm >. Acesso em: 16 nov.2017.

BORGES, Ana Lucia. O cultivo da bananeira. EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Cruz das Almas, Bahia, p. 279, 2004.

BERNARDES, Fernando Silva. Avaliação do tratamento domiciliar de águas negras por um tanque de evapotranspiração. Revista On-line IPOG. Vol.01/2014, n°007, p.19. MBA em Perí­cia, Auditoria e Gestão Ambiental. Campo Grande, 2014.

BENJAMIN, Muhiwa Amboko. Bacia de Evapotranspiração: Tratamento de esgotos domésticos e produção de alimentos. Dissertação de Pós-graduação em Engenharia Agrí­cola – Universidade de Lavras, Minas Gerais, 2013.

BRASIL. Lei n.º 11.445, de 05 de janeiro de 2007. Estabelece diretrizes nacionais para o saneamento básico; altera as Leis nº 6.766, de 19 de dezembro de 1979, 8.036, de 11 de maio de 1990, 8.666, de 21 de junho de 1993, 8.987, de 13 de fevereiro de 1995; revoga a Lei n.º 6.528, de 11 de maio de 1978; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasí­lia, DF. 2007.

CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente (2005). Resolução 357 "Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências."

CONAMA – Conselho Nacional de Meio Ambiente (2011). Resolução 410 "Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a Resolução n°375/05".

COPAN–Conselho Estadual de Polí­tica Ambiental (2008). Deliberação Normativa Conjunta n° 1 "Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências". Governo do Estado de Minas Gerais, 2008.

FEAM – Fundação Estadual do Meio Ambiente. Banco de solos de Minas Gerais. Mapa de solo 3. Disponí­vel em: < http://www.feam.br/noticias/1/949-mapas-de-solo-do-estado-de-minas-gerais >. Acesso em: 09 nov.2017.

GALBIATI, Adriana Farina. Tratamento domiciliar de águas negras através de tanque de

evapotranspiração. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-graduação em Tecnologias

Ambientais - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Campo Grande, 2009.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatí­stica. Minas Gerais. Pouso Alegre - Informações completas. Disponí­vel: < http://cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?codmun=315250 >. Acesso em 04 set. 2017.

LEAL, Jane Terezinha da Costa Pereira. Tanque de evapotranspiração. Belo Horizonte: EMATER-MG, p.15, 2014.

MENDONÇA. V.L. Biologia Ensino Médio volume 1. Editora AJS. São Paulo, 2015. pag 73 e 74

PORTAL BRASIL. Governo. IBGE divulga Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. Disponí­vel em: < http://www.brasil.gov.br/governo/2010/08/ibge-divulga-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico-1 >. Acesso em: 21 set.2017.

SILVA, Soares Danna Debora; SALES, Neves Lorena Layse; COSTA, Borges Moraes Jussara; ROCHA, Pereira Daniel. Tanque de Evapotranspiração para o tratamento de esgoto domiciliar. Estudo de caso em São Luí­z, MA. Revista do Ceds. Vol.1. n°4. Artigo apresentado ao curso de Engenharia Ambiental – Faculdade Pitagóras, São Luí­z, 2016.

WINBLAD, Uno & SIMPSON, Hébert Mayling., Ecological Sanitation- revised and enlarged edition. Stockholm Environment Institute - SEI, Stockholm, p.05, 2004.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Edição

Seção

Artigos