Avaliação das boas práticas de fabricação em uma unidade produtora de refeições da cidade de São Paulo

Autores

  • Maria Claudia H. G. Santos Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP
  • Ricardo M. Calil Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP
  • Daniel Campos Tenório Faculdade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP

Palavras-chave:

higiene do ambiente, preparação de alimentos, restaurantes.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar as Boas Práticas de Fabricação e estrutura fí­sica de uma Unidade Produtora de Refeições (UPR) situada na zona sul, da cidade de São Paulo, SP, que produzia em média 1000 refeições/dia, identificando conformidades e não-conformidades através da aplicação do Roteiro de Inspeção das Boas Práticas em estabelecimentos comercias de alimentos e de serviços de alimentação da Portaria Estadual, CVS/2013, do Centro de Vigilância Sanitária. O resultado demonstrou diversos pontos não conformes. Durante o estudo foi possí­vel observar diversas necessidades de adequação tanto na estrutura fí­sica, quanto na determinação de rotinas e processos envolvidos na produção de alimentos.

Biografia do Autor

Maria Claudia H. G. Santos, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP

Mestranda do Curso de Pós-graduação em Saúde Ambiental. Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil.

Ricardo M. Calil, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP

Docente do Curso de Medicina Veterinária e Mestrado em Saúde Ambiental. Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil.

Daniel Campos Tenório, Faculdade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP

Discente do Curso de Nutrição. Faculdade Anhembi Morumbi. São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Amaral LB.Redução no desperdí­cio de alimentos na produção de refeições hospitalares.[Trabalho de Conclusão de Curso]. Porto Alegre: Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios - IBGEN; 2008.

BRASIL Ministério da Saúde. Agência Nacional de vigilância Sanitária. Resolucão-RDC no 216, de 15 de setembro de 2004. Dispõe sobre regulamento técnico de Boas Práticas para serviços de alimentação.

Camargo MCR. Planejamento estratégico. In: Balchiunas D. Gestão de UPR - Um resgate do binômio: alimentação e nutrição. São Paulo, SP, 2014.

Ferreira MA, São José JF, Tomazini APB, Martini HSD, Milagres RCM, Pinheiro-Santana HM. Avaliação da adequação í s boas práticas em unidades de alimentação e nutrição.Rev Inst Adolf Lutz. 2011;70(2):230-235.

Guimarães IA. A análise da estrutura fí­sica e funcional de uma UPR é de fundamental importância para que se possam determinar as ações a serem tomadas e assim evitar eventuais desperdí­cios e problemas operacionais.[dissertação]. Distrito Federal:Universidade de Brasí­lia; 2006.

SíO PAULO (ESTADO). Portaria CVS 5, de 2013. [acesso em 15 fev 2016]. Disponí­vel em: www.cfn.org.br

Seixas FRF. Verificação das Boas Práticas de Fabricação (BPF) e análise da qualidade microbiológica de saladas adicionadas de maionese comercializadas na cidade de São José do Rio Preto – SP. [dissertação]. São José do Rio Preto:Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP;2008.

Silvério GA, Oltramari K. Desperdí­cio de alimentos em Unidades de Alimentação e Nutrição brasileiras. Ambiência Guarapuava. 2014;10(1):125-133.

Soto FRM, Cazzola CPB, Oliveira E, Sakaguti EH, Bernardi F, Lúcio D, Yamashita N, Camargo SR, Balian SC. Aplicação experimental de um modelo de conduta de inspeção sanitária no comércio varejista de alimentos. Cienc Tecnol Aliment.2009;29:371-374.

Stangarlin L. Avaliação das Condições de Qualidade em Serviços de Alimentação e Unidades Hospitalares na Cidade de Santa Maria[dissertação]. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 2008.

Teixeira SMFG, Oliveira ZMC, Rego JC.Administração aplicada í s unidades de alimentação e nutrição. São Paulo: Atheneu, 2003.

Vidal GM, Baltazar LRS, Costa LCF, Mendonça XMFD. Avaliação das boas práticas em segurança alimentar de uma unidade de alimentação e nutrição de uma organização militar da cidade de Belém, ParaÌ. Alim. Nutr. Araraquara. 2011;22(2):283-290.

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Resumo Expandido