Avaliação da frequência cardí­aca de cães expostos a diferentes objetos de enriquecimento ambiental – resultados preliminares

Autores

  • Tadeu Campioni Morone Cardoso Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo.
  • Andrea Roberto Bueno Ribeiro Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo.

Palavras-chave:

bem estar, estí­mulo ambiental, indicadores fisiológicos.

Resumo

Cães são animais sociais e necessitam da convivência e interação em grupo, quando são privados destas necessidades muitos podem desenvolver desvios comportamentais. Desta forma o enriquecimento ambiental vem se mostrando uma importante ferramenta para promover estí­mulos no ambiente do animal, criando condições para o desenvolvimento das necessidades etológicas do animal. Desta forma, este estudo tem por objetivo avaliar por meio da frequência cardí­aca a resposta de cães frente à exposição a diferentes objetos de enriquecimento ambiental. A frequência cardí­aca de três cães mantidos em canil foi avaliada com o uso defrequencí­metro cardí­aco por três dias cada, antes e após a introdução de três objetos de enriquecimento ambiental - osso de plástico (OP), osso natural recheado com alimento para cães (OR) e brinquedo de borracha recheado com alimento para cães (BB). De acordo com a análise de variância foram encontrados efeitos significativos para animal e enriquecimento (P<0,001) mas não para a interação animal x enriquecimento ambiental (P>0,05), sendo que as maiores frequências foram observadas para os objetos recheados com alimento, todavia para OP os valores ficaram inferiores í queles observados sem enriquecimento. Assim, os animais ficaram mais estimulados quando introduzidos aos objetos BB e OP.

Biografia do Autor

Tadeu Campioni Morone Cardoso, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo.

Mestrando do Curso de Pós-graduação em Saúde e Bem Estar Animal. Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil.

Andrea Roberto Bueno Ribeiro, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo.

Docente do Curso de Medicina Veterinária e Mestrado em Saúde Ambiental e Saúde e Bem Estar Animal. Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), São Paulo, SP, Brasil.

Referências

Berne RM, Levy MN. Fisiologia, 5. ed.Rio de Janeiro: Elsevier; 2000. 636 p.

Boere V. Efeitos do estresse psicossocial crônico e do enriquecimento ambiental em sagüis (Callithrixpenicillata): um estudo comportamental, fisiológico e farmacológico. [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 2002.

Bosso P. Comportamento anormal. 2014 [acesso em 26 mar 2014]. Disponí­vel em: http://www.zoologico.com.br/pagina.php?p=areas&id=352

Broom DM,Molento CFM. Bem-estar animal: conceito e questões relacionadas – Revisão.Arch Vet Sci.2004; 9(2):1-11.

Elmore MRP, Garner JP, Johnson AK, Kirkden RD, Patterson-Kane EGP, Richert BT, Pajor EA. Differingresults for motivationtestsandmeasuresofresource use: The valueofenvironmentalenrichmenttogestatingsowshoused in stalls. ApplAnimBehav Sci. 2012; 141(1-2):9-19.

Line SW. Environmental enrichment for laboratory primates. JAm VetMedAssoc. 1987;190:854-859.

Pereira LB, Almeida ARV, Soares AF. Enriquecimento ambiental para animais que vivem em Cativeiro. 2014 [acesso em 26 mar 2014].Disponí­vel em: http://www.eventosufrpe.com.br/jepex2009.

Rossi, A. Comportamento canino – como entender, interpretar e influenciar o comportamento dos cães. RBrasZootec.2008;37:36-45.

SAS/STAT. User"™s guide. Version 9.1. Cary: SAS Institute, 2002.

Snowdon CT. O significado da pesquisa em comportamento animal. 2014 [acesso em 26 mar 2014]. Disponí­vel em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-294X1999000200011&script=sci_arttext

Young RJ. Environmental enrichment for capitive animals. Cornwall:Blackwell Publshing, 2003.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Edição

Seção

Resumo Expandido