AVALIAÇÃO SOBRE O CONHECIMENTO E O CONSUMO DE FRANGO ORGÂNICO NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Marcia Cristina Menão Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas (FMU), São Paulo
  • Fernanda Franco de Matos
  • Nair Massumi Itaya Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas (FMU), São Paulo

Palavras-chave:

conhecimento, consumo, frango orgânico, mercado, Sustentabilidade.

Resumo

A crescente busca da sociedade por um alimento seguro, que promova a saúde, associado í s práticas produtivas sustentáveis, abriu espaço para a pecuária orgânica, que é um novo mercado regulamentado e atende í s necessidades de um consumidor preocupado com a própria saúde e com os impactos de suas escolhas ao meio ambiente e as futuras gerações. Entretanto parte da população desconhece realmente o que representam estes produtos. Este trabalho teve como objetivo avaliar o grau de conhecimento sobre o frango orgânico e o seu consumo por moradores da cidade de São Paulo. Foram entrevistadas 200 pessoas escolhidas aleatoriamente, de ambos os sexos, diferentes idades, grau de escolaridade e submetidas a um questionário com 10 questões fechadas. Os resultados demonstraram que 43% das pessoas conheciam o frango orgânico, e que somente 27,50% já o consumiram, sendo então, pouco conhecido pela maior parte dos entrevistados. Foi possí­vel identificar diversos aspectos associados ao produto, muitas vezes equivocados, como a classificação do mesmo como sendo somente saudável por 75,5% dos entrevistados. Também foram verificados fatores negativos relacionados ao consumo do alimento orgânico, como o alto custo do produto, que foi citado por grande parte dos entrevistados, o que ainda representa um grande impeditivo na decisão de compra do consumidor, mesmo com todos os valores agregados ao produto. Maiores esclarecimentos sobre este sistema pecuário que é ambientalmente correto, socialmente justo e não meramente sem resí­duos quí­micos poderia contribuir para uma maior conscientização dos valores agregados do produto e um estí­mulo do consumo no mercado interno.

Biografia do Autor

Marcia Cristina Menão, Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas (FMU), São Paulo

Médica veterinária, docente do curso de medicina veterinária e pós-graduação em saúde ambiental do Complexo Educacional Faculdades Metropolitanas.

Fernanda Franco de Matos

Médica veterinária autônoma.

Nair Massumi Itaya, Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas (FMU), São Paulo

Médica veterinária autônoma.

Bióloga, docente do curso de medicina veterinária e pós-graduação em saúde ambiental do Complexo Educacional das Faculdades Metropolitanas.

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Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos