A responsabilidade social corporativa no contexto de micros e pequenas empresas / Corporate social responsibility in the context of micros and small business

Autores

  • Davi Lucas Arruda de Araújo Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Laura Melo Miranda Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Laí­s Duarte Vieira Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Regina da Silva Ornellas Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Organizações, Benefí­cios, Projetos.

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de contextualizar a responsabilidade social corporativa aplicada nas micros e pequenas empresas da cidade de Maceió, onde é analisado quais os benefí­cios de uma organização com pouco espaço de mercado em ní­vel nacional ao realizar um projeto englobando os aspectos da responsabilidade social corporativa. E tornar-se referência na cidade que está inserida, além disso, passando a ter pelos seus clientes um novo conceito. Serão analisados aspectos estratégicos de uma polí­tica de RSC juntamente com uma análise de itens que incidem diretamente no cotidiano das organizações.

Biografia do Autor

Davi Lucas Arruda de Araújo, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas

Laura Melo Miranda, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas

Laí­s Duarte Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestre em Administração de Empresas

Regina da Silva Ornellas, Universidade de São Paulo

Mestre em Administração de Empresas

Referências

Acevedo, C. R.; Nohara, J. J. & Primolan, L. V. (2007). Influência da responsabilidade social

corporativa na decisão de compra do consumidor. Anais do Seminários em Administração. São Paulo, SP, Brasil, 10.

Ashley, P. A. (2002). Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo, SP: Saraiva.

Belizário, F. B. (2006). O lugar da comunicação no discurso da responsabilidade social: entre o cinismo e a alienação. UNIrevista, 1(3), 1-16.

Global Compact. (2007). What is the UN Global Compact? Recuperado em 8 fevereiro, 2007, de http://www.unglobalcompact.org

Godoy, A. S. (2006). Estudo de caso qualitativo. In Silva, A. B., Godoi, C. K., Bandeira-Mello, R. (orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e método. São Paulo, SP: Saraiva, 115-146.

Holliday, C.O., Schmidheiny, S., & Watts, P., (2002). Cumprindo o Prometido: casos de sucesso de desenvolvimento sustentável (1ª Ed.). Rio de Janeiro, RJ: Campus.

ETHOS. (2009). INSTITUTO ETHOS. Recuperado 13 em dezembro, 2009, de

http://www.ethos.org.br/DesktopDefault.aspx?TabID=3344&Alias=Ethos&Lang=pt-BR

Kraemer, M. E. P. (2004). A busca de estratégias competitivas através da gestão ambiental.

Recuperado em 18 abril, 2010, de http://www.gestiopolis.com/recursos3/docs/ger/vencompgesamb.htm

Kroetz, C. E. S. (2000). Balanço social: teoria e prática. São Paulo, SP: Atlas.

Kotler, P. (2000). Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo, SP: Prentice Hall.

Melo Neto, F. P., & Froes, C. (2001). Responsabilidade Social & Cidadania Empresarial – A

Administração do Terceiro Setor (2ª. Ed.). Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark.

Melo Neto, F.P., & Froes, C. (1999). Gestão da Responsabilidade Social Corporativa: o caso brasileiro da filantropia tradicional í filantropia de alto rendimento e ao empreendedorismo social. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark.

Merriam, S. B. (1998). Qualitative research and case study applications in education (2 a ed.). San Francisco, USA: Jossey Bass.

ETHOS (2002). Responsabilidade social das empresas: a contribuição das universidades. São Paulo, SP: Petrópolis.

Passos, E. (2004). Ética nas organizações. São Paulo, SP: Atlas.

Projectsigma. (1999). Sigma Guide To Sustainability Issues 1999. Recuperado em abril, 2010, de http://www.projectsigma.co.uk/Toolkit/SustainabilityIssuesGuide.pdf

Rynes, S., & Gephart Junior, R. P. (2004). From the editors: qualitative research and the Academy of Management Journal. Academy of Management Journal, 47(4), 454-461.

Downloads

Publicado

2014-10-17

Como Citar

ARAÚJO, D. L. A. de; MIRANDA, L. M.; VIEIRA, L. D.; ORNELLAS, R. da S. A responsabilidade social corporativa no contexto de micros e pequenas empresas / Corporate social responsibility in the context of micros and small business. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 4, n. 3, p. 50–66, 2014. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/262. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia