A DIMENSÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Autores

  • Agleilson Souto Batista UFRPE/UFPE
  • José de Lima Albuquerque UFRPE
  • Maria Jaqueline da Silva Mandú UFRPE/UFPE
  • Ionete Cavalcanti de Moraes UFRPE
  • Jorge da Silva Correia Neto UFRPE

Palavras-chave:

responsabilidade socioambiental, indicadores, gestão ambiental, universidades federais.

Resumo

Mudanças na maneira de agir, no sentido de se adotar práticas cotidianas que demonstrem respeito e preocupação para com a natureza, surgiram juntas com o conceito de desenvolvimento sustentável. Neste contexto de mudanças, inserem-se as instituições públicas, sobremaneira, as Instituições de Ensino Superior (IES), por possuí­rem um papel fundamental no processo de desenvolvimento da sociedade quanto í s questões da sustentabilidade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo investigar as práticas de responsabilidade socioambiental contempladas na gestão da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco, UAST/UFRPE, a partir de práticas gerenciais e operacionais relacionadas a um Sistema de Gestão Ambiental, além de conhecer a percepção dos servidores acerca de tais práticas. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e quantitativa e configura-se por ser de natureza aplicada e descritiva. Para a coleta dos dados fez-se uso de questionários. Como resultados, pôde-se evidenciar a preocupação com a questão socioambiental pela instituição, mesmo que de forma embrionária. No entanto, a percepção do quadro funcional diverge quanto ao posicionamento institucional no tocante í s questões socioambientais, sobremaneira referente ao sistema de gestão ambiental, sugerindo a necessidade de uma melhor divulgação das ações existentes na UAST.

Biografia do Autor

Agleilson Souto Batista, UFRPE/UFPE

Doutorando em Ciência Polí­tica na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui Mestrado em Administração Pública pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) 2019; especialização em Planejamento e Gestão Estratégica pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) 2017 e Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) 2008. Atuou como chefe da Seção de Compras e Contratos até outubro de 2019 e como Substituto eventual do Diretor Administrativo da Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco até dezembro de 2018, onde atualmente exerce o cargo de Administrador. Tem experiência nas áreas de Administração Geral, Logí­stica, Finanças, Educação e Administração Pública.

José de Lima Albuquerque, UFRPE

Professor Titular da írea de Administração Aplicada do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE. Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), especialização em engenharia econômica pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), especialização em capacitação pedagógica do docente universitário pela UFRPE (1989), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1992), área de concentração em manejo florestal e Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2002), na área de concentração em economia e polí­tica florestal. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Economia e administração Florestal, Gestão da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão ambiental, polí­ticas públicas, Gestão da educação, Educação a distância, Responsabilidade sócio-ambiental, inclusão social. Exerceu a Direção do Departamento de Letras e Ciências Humanas (UFRPE) e do Departamento de Administração (UFRPE). Organizador de Livro em Gestão Ambiental e Responsabilidade Social, Editora Atlas. Atuou como coordenador do curso de Bacharelado em Ciências Econômicas, do curso de pós-graduação em gestão e Polí­tica Ambiental ( especialização ) e do Bacharelado em Administração Pública na modalidade de educação a distância - Unidade acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia -Foi professor do Programa de Pós-Graduação em Administração e Desenvolvimento Rural - PADR - UFRPE e atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância - Mestrado - UFRPE. Ainda integra o corpo docente do Mestrado profissional em Administração Pública, da Rede PROFIAP - UFRPE.

Maria Jaqueline da Silva Mandú, UFRPE/UFPE

Doutoranda em Ciência Polí­tica - Universidade Federal de Pernambuco. Mestra em Administração Pública pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2019). Possui graduação em Letras (2009) e especialização em Letras e Literatura (2012) - Autarquia Educacional de Serra Talhada. Atualmente é Técnica em Secretariado da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Letras e Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de pessoas, qualidade de vida no trabalho e sustentabilidade.

Ionete Cavalcanti de Moraes, UFRPE

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Paraí­ba (1991), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004), e Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013). Atualmente é professora Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Comportamento Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: mentoria e aprendizagem organizacional. Participa do Grupo de pesquisa Administração - UFRPE. 

Jorge da Silva Correia Neto, UFRPE

Professor adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco desde 2006 e atualmente atuando no bacharelado em Administração Pública a distância pela UAB-UFRPE. Graduado em Administração pela UFPE (2003), especialista em Docência do Ensino Superior pela FADEPE (2007), mestre em Administração pela UFPE (2005) e doutor em Administração pela UFPE (2014). Desenvolve pesquisas nas áreas de sistemas de informação e transparência pública. Membro fundador do grupo de pesquisa CNPq - RedeTECNES - Informação, Educação e Tecnologia Colaborativa em Saúde. Tem experiência profissional nas áreas de Informática e Administração, e docente em sistemas de informação, economia, administração geral e pública. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração Pública (PROFIAP). Diretor da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia UFRPE desde agosto de 2018.

Referências

Baptista, M. N., & Campos, D. C. (2007) Metodologia de Pesquisa em Ciências: análise quantitativa e qualitativa. Rio de Janeiro: LTC.

Campos, L. M. de S., & Melo, D. A. (2008) Indicadores de desempenho dos sistemas de gestão ambiental (SGA): Uma pesquisa teórica. Produção, v. 8, n. 3, pp. 540-555.

Dias, R. (2012) Responsabilidade Social: Fundamentos e Gestão. São Paulo: Atlas.

ETHOS. (2014) Indicadores Ethos para Negócios Sustentáveis e Responsáveis: Correlação com outras Iniciativas. Recuperado em 5 setembro, 2018, de https://www3.ethos.org.br/wpcontent/uploads/2013/09/Correlacoes_- GRI_CDP_ISO26000.pdf

ETHOS. (2018) Indicadores Ethos Para Negócios Sustentáveis e Responsáveis. Recuperado em 2 setembro, 2018, de https://www3.ethos.org.br/wpcontent/uploads/2014/10/Question%C3%A1rioPrincipal- C%C3%B3pia.pdf

Feitosa, A. L. O. (2011) Auditoria ambiental na gestão pública: Hospital da Universidade Federal de Sergipe (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Sergipe, UFS, São Cristóvão, SE, Brasil.

Fonseca, J. S., & Martins, G. A. (1996) Curso de Estatí­stica. 6ª edição. São Paulo: Atlas.

Gonçalves, M. N. (2018) Alimentação e Sustentabilidade: Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) no Restaurante Universitário da UFRPE e a contribuição da Educação Ambiental (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife, PE, Brasil.

Laranja, L. C. Responsabilidade social interna: a percepção dos servidores públicos de uma autarquia federal (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ, Brasil.

Lima, L. H. (2004) Contabilidade ambiental – avanços internacionais e atraso no Brasil. Congresso Acadêmico sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio de Janeiro, FGV, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 1.

Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2008) Técnicas de Pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas.

Martins, G. A. (2008) Estudo de caso: Uma Estratégia de Pesquisa. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Martins, G. A., & Theophilo, C. R. (2008) Metodologia da Investigação Cientí­fica para Ciências Sociais Aplicadas. São Paulo: Atlas.

Minayo, M. C. S. (2009) Construção de indicadores qualitativos para avaliação de mudanças. Revista Brasileira de Educação Metodológica, v. 33 supl. 1, pp. 83-91.

Rodrigues, C. M. C., Ribeiro, J. L. D., & Silva, W. R. (2006) A responsabilidade social em IES: uma dimensão de análise do SINAES. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, v. 2, n. 4, pp.1-9.

Rosetto, M. R. C. A. (2011) Instituições de Ensino Superior e Responsabilidade Social: Um estudo sobre as representações de lideranças da educação superior brasileira (Tese de Doutorado). Pontifí­cia Universidade Católica de São Paulo - PUC, São Paulo, SP, Brasil.

Silva. M. V. H. (2014) Sustentabilidade Empresarial: uma comparação entre diferentes sistemas de mensuração do desenvolvimento sustentável (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL, Poços de Caldas, MG, Brasil.

UFRPE. (2018) Universidade Federal Rural de Pernambuco. Projeto UFRPE Sustentável. Recuperado em 09 setembro, 2018, de http://www.proplan.ufrpe.br/sites/www.proplan.ufrpe.br/files/ufrpe_-sustentavel_1.pdf

UFRPE. (2017) Universidade Federal Rural de Pernambuco. Plano de Gestão de Logí­stica Sustentável. Recuperado em 20 novembro, 2018, de http://www.proplan.ufrpe.br/

Downloads

Publicado

2020-02-27

Como Citar

BATISTA, A. S.; ALBUQUERQUE, J. de L.; MANDÚ, M. J. da S.; MORAES, I. C. de; CORREIA NETO, J. da S. A DIMENSÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIA DE GESTÃO NA UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 10, n. 1, p. 62, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2221. Acesso em: 28 mar. 2024.