RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA PARA CRIAÇÃO DE IDENTIDADE ÉTICA EM MARCAS DE LUXO NO BRASIL

Autores

  • Claudia Dalla Porta Unochapecó, SC
  • Cristian Baú Dal Magro Unochapecó, SC
  • Sady Mazzioni Unochapecó, SC

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Identidade Corporativa, Marcas de Luxo.

Resumo

O propósito da pesquisa é analisar as práticas de Responsabilidade Social Corporativa que ajudam a construir a identidade ética das empresas consideradas marcas de luxo no Brasil. A temática está envolta de relevância e controvérsia, dada a complexa contradição de Responsabilidade Social Corporativa que o luxo proporciona. Foram analisados relatórios de sustentabilidade e sites de empresas consideradas como marcas de luxo que se encontram instaladas no Brasil. A partir da análise das práticas de Responsabilidade Social Corporativa evidenciadas pelas empresas, foram estabelecidos enquadramentos com as caracterí­sticas de RSC, baseados em Wong e Dhanesh (2017). Os achados relatam que as empresas de luxo no Brasil criam sua identidade corporativa praticando ações discricionárias e em prol do meio ambiente, evidenciam a questão social mais que referenciar suas marcas, praticam programas beneficentes com visão de longo prazo, com ênfase nos aspectos de intangibilidade, de forma predominantemente altruí­sta e buscam realizar ações voltadas a mitigar os danos causados pelas atividades do seu negócio. 

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Publicado

2020-07-14

Como Citar

DALLA PORTA, C.; BAÚ DAL MAGRO, C.; MAZZIONI, S. RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA PARA CRIAÇÃO DE IDENTIDADE ÉTICA EM MARCAS DE LUXO NO BRASIL. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 11, n. 1, p. 5–25, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2158. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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Artigos