A LOGÍSTICA REVERSA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO DE CALÇADOS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Mariana de Jesus Gomes Aluna da Universidade Federal do ABC (UFABC), CECS (Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas), Engenharia de Gestão
  • Rafael Ribeiro Batista Aluno da Universidade Federal do ABC (UFABC), CECS (Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas), Engenharia de Gestão
  • Márcia Maria Penteado Marchesini Docente da Universidade Federal do ABC (UFABC), CECS (Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas), Engenharia de Gestão

Palavras-chave:

Logí­stica reversa, comércio eletrônico, calçados, meio ambiente

Resumo

O crescimento significativo da quantidade de resí­duos gerados após a industrialização tem provocado preocupação com o futuro do meio ambiente. Uma estratégia para diminuir os impactos causados pelo descarte desenfreado de resí­duos é a Logí­stica Reversa, a partir da qual é possí­vel realizar a revalorização dos resí­duos por meio do reuso e reciclagem. Esse artigo apresenta um estudo de caso único realizado em uma empresa que comercializa calçados por meio de comércio eletrônico, que é um sistema de compras que tem atingido uma significativa fatia do mercado nos últimos anos. Calçados são produzidos com diversos materiais e, se forem descartados de forma inadequada, podem causar sérios problemas para o meio ambiente. Buscando caracterizar a Logí­stica Reversa de pós-venda e pós-uso de uma empresa varejista de comércio eletrônico de calçados, este artigo teve como objetivo identificar os principais elos da rede Logí­stica Direta e Reversa de tal empresa e os principais motivos de devolução de calçados pelos consumidores finais em situação de pós-vendas. Para a realização da pesquisa qualitativa baseada no estudo de caso, realizou-se entrevista com lí­deres de logí­stica da empresa. Concluiu-se que a responsabilidade ambiental sobre resí­duos gerados pelo consumidor final é transferida pelo varejista aos fabricantes de calçados para o caso de produtos que retornam em situação de pós-vendas. Já em situação de pós-uso, a empresa não recolhe nem recebe produtos.

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Publicado

2019-06-06

Como Citar

GOMES, M. de J.; BATISTA, R. R.; MARCHESINI, M. M. P. A LOGÍSTICA REVERSA NO COMÉRCIO ELETRÔNICO DE CALÇADOS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 9, n. 1, p. 132, 2019. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1945. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos