ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO BAGAÇO DA CANA NA GERAÇÃO DE VAPOR EM UMA USINA SUCROALCOOLEIRA

Autores

  • Cristiano Sérgio dos Santos Centro Universitário de Formiga - UNIFOR MG
  • Samuel de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFMG http://orcid.org/0000-0002-8536-2144
  • Bruno Henrique Barbosa Centro Universitário de Formiga - UNIFOR MG

Resumo

Diante de um mercado competitivo, as indústrias sucroalcooleiras buscam cada vez mais aumentar o seu rendimento e sua eficiência industrial, investindo em tecnologias no setor de cogeração de energia, minimizando assim as perdas em seu processo produtivo. O setor de extração do bagaço da cana-de-açúcar ocupa uma posição de destaque e por isso é um dos setores mais exigido pelas empresas do segmento. Diante desta situação, o atual estudo abordou a análise do fator que interfere na eficiência da caldeira através da queima do bagaço e assim adotar medidas de controle com a finalidade de aperfeiçoar a eficiência da caldeira. O estudo foi realizado em uma indústria sucroalcooleira localizada na região do centro oeste do estado de Minas Gerais, com capacidade de produção aproximadamente 3.000.000 toneladas cana/safra. Com a realização do estudo, foram identificados fatores que interferem na extração do bagaço da cana-de-açúcar, acarretando perdas na geração de energia devido à umidade bagaço. O estudo sugeriu a mensuração da perda na eficiência da caldeira e o acréscimo de combustí­vel, devido à umidade do bagaço estar fora dos seus parâmetros ideais, que convertido em MWh ilustrou-se a perda em valores financeiros.

Biografia do Autor

Cristiano Sérgio dos Santos, Centro Universitário de Formiga - UNIFOR MG

Bacharel em Engenharia de Produção

Samuel de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFMG

Graduação em Fí­sica

Pós Graduação em Fí­sica

Mestre em Engenharia

Bruno Henrique Barbosa, Centro Universitário de Formiga - UNIFOR MG

Graduando em Engenharia de Produção e Matemática

Referências

HUGOT, E. (1977). Manual da engenharia açucareira. São Paulo: Mestre Jou. v. 1.

PAYNE, J. H. (1989). Operações Unitárias na Produção de Açúcar de Cana. São Paulo: Nobel. 248 p.

PERA, H. (1990). Geradores de Vapor: Um compêndio sobre conversão de energia com vistas í preservação da ecologia. (2ª ed.). São Paulo: Fama.

RIBEIRO, P. R. (2003). A usina de açúcar e sua automação. Smar Equipamentos Industriais Ltda.

MACHADO, F. B. P. (2003). Açúcar, a doce terra-História do setor. Recuperado em 15 Junho, 2015, de <http://ag20.cnptia.embrapa.br/Repositorio/historia_da_cana_000fhc62u4b02wyiv80efhb2attuk4ec.pdf>

SILVA, K. S.; FARIA, J. A. F. (2006). Avaliação da qualidade de caldo de cana envasado a quente e por sistema asséptico. Food Sciencie and Technology, 15 (26), 754-758.

MIRANDA, L. L. D.; VASCONCELOS, A. C. M.; LANDELL, G. A. (2008). Cana-de-açúcar. Campinas: Instituto Agronômico.

BORGES, M. T. M. R; LOPES, C. H. (2009). Introdução a Tecnologia Agroindustrial. São Carlos: Eduscar.

BRASIL, Ministério do Trabalho. (2009). Norma Regulamentadora NR-13. Manual de Legislação Atlas. (63ª ed.). São Paulo: Atlas S.A.

NOVA CANA. (2013). A produção de cana-de-açucar no Brasil (e no mundo). Recuperado em 10 Junho, 2015, de <http://www.novacana.com/cana/producao-cana-de-acucar-brasil-e-mundo/>

Downloads

Publicado

2018-09-03

Como Citar

SANTOS, C. S. dos; OLIVEIRA, S. de; BARBOSA, B. H. ANÁLISE DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DO BAGAÇO DA CANA NA GERAÇÃO DE VAPOR EM UMA USINA SUCROALCOOLEIRA. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 8, n. 3, p. 106–121, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/1460. Acesso em: 28 mar. 2024.