Percepção e relevância da certificação fair trade para empresas brasileiras

Autores

  • Fernando Basso Universidade de Caxias do Sul
  • Guilherme Bergmann Borges Vieira Universidade de Caxias do Sul
  • Fernanda Lazzari Universidade de Caxias do Sul
  • Roberto Birch Gonçalves Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Fair Trade, Mercado global, Empresas brasileiras.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a percepção dos gestores de empresas brasileiras a respeito do movimento fair trade. Para tanto, foram realizadas entrevistas com gestores de empresas que possuem um dos selos vinculados ao movimento. Os resultados mostram que o selo é eficaz em sua proposta filosófica, pois garante melhores condições de trabalho e de bem-estar social aos trabalhadores. Ademais, as empresas que possuem o selo parecem aumentar as vendas a nichos de mercado compostos por pessoas preocupadas com as condições dos trabalhadores no processo de produção. Todavia, em termos gerais, o selo fair trade parece não trazer um atrativo comercial significativo sob o ponto de vista das empresas.

Biografia do Autor

Fernando Basso, Universidade de Caxias do Sul

Graduado em Comércio Internacional pela Universidade Caxias do Sul

Guilherme Bergmann Borges Vieira, Universidade de Caxias do Sul

Professor adjunto da Universidade de Caxias do Sul e pós-doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fernanda Lazzari, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professora do Centro de Ciências Sociais da Universidade de Caxias do Sul

Roberto Birch Gonçalves, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Dr. Adjunto II da Universidade de Caxias do Sul.

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Publicado

2016-12-27

Como Citar

BASSO, F.; VIEIRA, G. B. B.; LAZZARI, F.; GONÇALVES, R. B. Percepção e relevância da certificação fair trade para empresas brasileiras. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 6, n. 3, p. 87–105, 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/956. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Administração, Contabilidade e Economia