ANÁLISE DA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA CONCESSIONÁRIA AUTOMOBILÍSTICA NO MUNICÍPIO DE PELOTAS – RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Liciane da Oliveira da Rosa Universidade Federal de Pelotas
  • Tatiana Porto Souza Universidade Federal de Pelotas
  • Maiara Moraes Costa Universidade Federal de Pelotas
  • Andréa Souza Castro Universidade Federal de Pelotas
  • Luciara Bilhalva Corrêa Universidade federal de Pelotas
  • Érico Kunde Corrêa Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Resí­duos Sólidos, Sistema de Gestão Ambiental, Concessionária de automóveis

Resumo

O objetivo do trabalho foi realizar um diagnóstico ambiental em uma concessionária automotiva situada no municí­pio de Pelotas -RS, em relação gestão dos resí­duos sólidos gerados na empresa, com o intuito de verificar o comprometimento da concessionária quanto í s questões ambientais. Trata-se de uma pesquisa descritiva e de caráter qualitativo, no qual foi utilizado um questionário como instrumento de coleta de dados, com perguntas fechadas sobre a gestão dos resí­duos sólidos a partir dos tópicos gerenciamento, tratamento, destinação dos resí­duos sólidos e disposição final dos rejeitos. Assim, percebeu-se através da pesquisa, que a concessionária automobilí­stica em questão demonstra preocupação com as questões ambientais, principalmente em relação aos resí­duos sólidos gerados na empresa.  Essa tomada de decisão pode contribuir, dentro e fora da empresa, de maneira a conscientizar funcionários e clientes. Além disso, a possibilidade de atrair novos clientes, devido suas ações positivas, torna a empresa mais produtiva e lucrativa em relação ao mercado, podendo gerar renda e empregos.

 

Biografia do Autor

Liciane da Oliveira da Rosa, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Ciências ambientais (PPGCamb) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atuou nas áreas de Estudo da qualidade da água do canal São Gonçalo e sua Relação aos usos da bacia hidrográfica da lagoa Mirim (2016), Utilização e tratamento de resí­duos agropecuários pelo processo de vermicompostagem (2015) e Desenvolvimento de soluções ambientais e energéticas em propriedades de bacia leiteira da região sul do Rio Grande do Sul (2014 e 2015). Atualmente integra o Núcleo de Ensino e Pesquisa e extensão de Resí­duos e Sustentabilidade NEPERS - UFPel e bolsista de extensão no Paí­s - C.

Tatiana Porto Souza, Universidade Federal de Pelotas

Mestranda em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais. Como aluna especial, Concluí­ as disciplinas Ciências Ambientais, Planejamento e Gestão Ambiental e Toxicologia aplicada para Ciências Ambientais do curso de Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resí­duos Sólidos e Sustentabilidade (NEPERS - UFPel), com pesquisa na área de Educação Ambiental. Graduanda no Curso de Formação Pedagógica para Graduados não-licenciados (IFSUL). Especialista em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Maiara Moraes Costa, Universidade Federal de Pelotas

Gradunda em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Pelotas- UFPEL e é integrante do Núcleo de Educação, Pesquisa e Extensão em Resí­duos e Sustentabilidade-NEPERS.

Andréa Souza Castro, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Faculdade de Engenharia Agrí­cola pela Universidade Federal de Pelotas (2001) e mestrado em Recursos Hí­dricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Doutorado Recursos Hí­dricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora Adjunta-DE do Centro de Engenharias (CEng) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCAmb-UFPel). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: escoamento superficial, estruturas de controle na fonte, pavimentos permeáveis e telhados verdes.

Luciara Bilhalva Corrêa, Universidade federal de Pelotas

Possui graduação em Ciências Domésticas pela Universidade Federal de Pelotas (1999), mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2005) e doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Professora da Universidade Federal de Pelotas. Atua com ensino, pesquisa e extensão nos temas: educação ambiental, qualidade de vida, resí­duos sólidos, gestão ambiental. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais.

Érico Kunde Corrêa, Universidade Federal de Pelotas

Professor Associado do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal de Pelotas. Professor do PPG em Ciências Ambientais do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas e do PPG em Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da UFPel. Coordenador do Laboratório de Resí­duos e Ecotoxicologia (CEng - UFPel). Atua como revisor diversos periódicos cientí­ficos nacionais e internacionais. Atua no desenvolvimento de produtos e processos para valorização de resí­duos. Coordenador do Grupo de Gestão de Resí­duos Sólidos.

 

Referências

ABNT (2004). ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – . NBR 10007: Amostragem de resí­duos sólidos. Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ABNT (2004). ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10006: Procedimento para obtenção de extrato solubilizado de resí­duos sólidos.

ABNT (2004). ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO 14001. Sistemas da gestão ambiental – Requisitos com orientações para uso.

ABNT (2004). ASSOCIAÇíO BRASILEIRA DE NORMAS TÉC¬NICA. NBR ISO 10004. Resí­duos Sólidos – Classificação. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veí­culos Automotores. Disponí­vel em < www.anfavea.com.br >. Acessado em 06/03/2019.

BRASIL, CONAMA -Resolução nº 275, de 25 de abril de 2001. Conselho Nacional Do Meio Ambiente.<http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=273>. Acesso em: 20 de março de 2019.

BRASIL, Lei N. 12.305/2010. Institui a Polí­tica Nacional de Resí­duos Sólidos. Altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998 e dá outras providências. Brasí­lia: 2010.

BESEN, G. R. (2011). Coleta seletiva com inclusão de catadores: construção participativa de indicadores e í­ndices de sustentabilidade. Tese de doutorado, Universidade de Saúde Pública de São Paulo, São Paulo, Brasil.

CRUZ, E.F.; FERREIRA, V. (2018). Gestão de resí­duos sólidos em um supermercado de pequeno porte. Revista Latino-americana de Inovação e Engenharia de Produção, v. 6, n. 10, p.46-64.

DIAS, D. M.; MARTINEZ, C.B.; BARROS, R.T. V. (2014). Estimativa da geração de resí­duos sólidos urbanos como subsí­dio para ações voltadas í sustentabilidade ambiental. Revista Brasileira de Ciências Ambientais, n. 33, p.13-20.

DINIZ. A.S. (2011). A problemática dos resí­duos sólidos urbanos em São Sebastião de Lagoa de Roça – PB. Revista Brasileira de Informações Cientí­ficas, v. 2, n. 3.

FENABRAVE – Federação Nacional dos Concessionários e Distribuidores de Veí­culos. Disponí­vel em< www.fenabrave.org.br >. Acessado em 06/03/2019.

GARCIA, L. P.; ZANETTI-RAMOS, B. G. (2004). Gerenciamento dos resí­duos de serviços de saúde: uma questão de biossegurança. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 3, n. 20, p.744-752.

GARCIA, M. S. et al. Resí­duos sólidos: responsabilidade compartilhada. (2016)Semioses, [s.l.], v. 9, n. 2, p.77-91.

GERHARDT, A. E.; DRUMM, F.C.; GRASSI, P.; FLORES, B.A.; PASSINI, A.C.F.; BORBA, W.F.; KEMERICH, P.D.C. (2010). Diagnóstico para o gerenciamento dos resí­duos sólidos em oficina mecânica: estudo de caso em concessionária do municí­pio de Frederico Westphalen – RS. Revista Monografias Ambientais - Remoa, Santa Maria, v. 14, n. 1, p.2899-2908.

GOUVEIA, N. (2012). Resí­duos sólidos urbanos: impactos socioambientais e perspectiva de manejo sustentável com inclusão social. Ciência & Saúde Coletiva, São Paulo, v. 6, n. 17, p.1503-1510.

HOFF, G.G. (2008). Estudo sobre a gestão de resí­duos sólidos em fornecedores de peças usinadas para a dana albarus. Dissertação de Mestrado, Curso de Programa de Pós-graduação em Gestão Tecnológica. Centro Universitário Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande Do Sul, Brasil.

LA ROVERE, E. L. ; D"™AVIGNOM, A.; PIERRE, C.V.; KLIGERMAN, D.C.; SILVA, H.V.O.; BARATA, M.M.L.; MALHEIROS, T. M. M. (2011). Manual de Auditoria Ambiental. 3. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Editora.

MASSUKADO, L. M. (2016). Compostagem: nada se cria, nada se perde; tudo se transforma. Brasí­lia: Edit. Ifb, 86 p.

MAZZER, C.; CAVALCANTI, O.A. (2004). Introdução í gestão ambiental de resí­duos. Infarma, v.16, nº 11-12.

MEDEIROS, F. S. B.; BOLSSON, D.; FREITAS, M.M.M; WEISE, A.D. (2012). Gestão ambiental: um estudo sobre o impacto das ações sustentáveis na decisão de compra do cliente. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, v.11, n. 21.

MENDONÇA, F.L.(2018). CARACTERIZAÇíO DAS CINZAS DE INCINERAÇíO DE RESíDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE PARA INSERÇíO EM CICLOS PRODUTIVOS E AMBIENTAIS. Trabalho de conclusão de curso, Curso de Engenharia Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Centro de Tecnologia, Natal, Rio Grande Do Norte, Brasil.

RICK, E. F.; IBDAIWI, T.K.R.; ALMEIDA, D.M.; CORRÊA, J.S.; LOPES, L.F.D (2015). A Responsabilidade Socioambiental e a Gestão de Resí­duos do Aço: um estudo de caso em uma empresa em Santa Maria – RS. Revista Eletrônica em Gestão, Educação e Tecnologia Ambiental Santa Maria, v. 19, n. 2, p.595-608.

ROCHA, M.; SARFATI, G. (2018). Cenários prospectivos para a competitividade do varejo de veí­culos no brasil em 2040. Future Studies Research Journal. V.10, N.2, P. 238 – 269.

SANLISOY, A.; CARPINLIOGLU, M.O. (2017). A review on plasma gasification for solid waste disposal. International Journal Of Hydrogen Energy, [s.l.], v. 42, n. 2, p.1361-1365.

SILVA, l. M. S; LUKA A. P; ISMAR, P. J. (2017). Análise crí­tica polí­tica nacional de resí­duos sólidos: principais pontos e aplicabilidade. Ciências exatas e tecnológicas Alagoas v. 4,| n. 2 , p. 37-48.

SOLTANI, A.; SADIQ, R.; HEWAGE, K. (2017). The impacts of decision uncertainty on municipal solid waste management. Journal Of Environmental Management, v. 197, p.305-315.

SOUSA, A. I.; SILVA, P.H.; OLIVEIRA, Y.R.; FRANCISCHINI, P.D.D.; PACHECO, A.C.L.; ABREU, M.C. (2017). Compostagem como ferramenta de educação no campo. Revista Intertox de Toxicologia, Risco Ambiental e Sociedade, [s.l.], v. 10, n. 1, p.30-46, 23

YADAV, V.; KARMAKAR, S.; BHURJEE, A.K.; DIKSHIT, A. K. (2017). A facility location model for municipal solid waste management system under uncertain environment. Science Of The Total Environment, [s.l.], v. 603-604, p.760-771.

Downloads

Publicado

2020-02-26

Como Citar

OLIVEIRA DA ROSA, L. da; PORTO SOUZA, T.; MORAES COSTA, M.; SOUZA CASTRO, A.; BILHALVA CORRÊA, L.; KUNDE CORRÊA, Érico. ANÁLISE DA GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA CONCESSIONÁRIA AUTOMOBILÍSTICA NO MUNICÍPIO DE PELOTAS – RIO GRANDE DO SUL. Revista Metropolitana de Sustentabilidade (ISSN 2318-3233), São Paulo, v. 9, n. 3, p. 146, 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/2077. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos