LOGÍSTICA REVERSA E CICLO DE VIDA DO PASSIVO DE PNEUS OTR"™s (FORA DE ESTRADA) GERADOS NAS UNIDADES DA MINERAÇÃO DE OURO ANGLOGOLD ASHANTI – UNIDADE DE NEGÓCIOS BU CUIABÁ/LAMEGO

Autores

  • Cristiano de Oliveira Lage Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)
  • Marcos Paulo Gomes Mol Fundação Ezequiel Dias - Funed

Palavras-chave:

Logí­stica reversa, Pneus OTR (Fora de Estrada), Logí­stica reversa de pneus.

Resumo

A geração de resí­duos de pneus inserví­veis representa um problema a ser gerenciado no mundo todo. Com o passar dos anos, esse processo vem se agravando devido à facilidade de compra de veí­culos para a maior parte da população mundial. A destinação final de pneumáticos já tem sido alvo de legislação em âmbito mundial, e no Brasil, a lei 12.305/2010 dispõe sobre a Polí­tica Nacional de Resí­duos Sólidos e propõe diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento de resí­duos sólidos, contemplando os pneus as responsabilidades dos geradores, do poder público, além de dos instrumentos econômicos aplicáveis. O objetivo desse capí­tulo foi analisar a logí­stica reversa de pneus de veí­culos fora de estrada inserví­veis, da Mineradora Anglo Gold Ashanti. Os dados contemplam os anos de 2013 a 2018, e buscou-se levantar as práticas do dia-a-dia, os desafios superados ao longo dos anos, os custos envolvidos e os aspectos legais. Os resultados apontaram uma efetiva implementação da logí­stica reversa dos pneus fora de estrada, o que contribuiu para uma gestão eficaz e continuada. 

Biografia do Autor

Cristiano de Oliveira Lage, Pontifí­cia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG)

Administrador Público e Pós-graduando em MBA em Gestão da Qualidade Integrada ao Meio Ambiente, PUCMinas

  

Marcos Paulo Gomes Mol, Fundação Ezequiel Dias - Funed

   

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Publicado

2020-10-20

Edição

Seção

Artigos