CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE FORNECEDORES NA INDÚSTRIA AERONÁUTICA: O CASO DOS E-JETS DA EMBRAER

Autores

  • Timothée Bezalel Konan Université de Liège
  • Cleidson Dias Nogueira Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
  • José Shimoishi Matsuo Universidade de Brasí­lia
  • Paulo Cesar Marques da Silva Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

Palavras-chave:

Estratégia, Visão Baseada em Recursos, Parceria, Vantagem competitiva, Setor aeronáutico.

Resumo

Resumo:
A atuação em redes de cooperação tornou-se ponto chave na competitividade das organizações. No setor de construção aeronáutico, o posicionamento de mercado depende do tipo de relação de cooperação tanto com fornecedores como com clientes, adotada. Para obter vantagem competitiva as organizações merecem aprimorar a sua relação de parceria com seus fornecedores de forma a torná-la sustentável. Neste estudo cujo objeto de pesquisa é a Embraer, foco é dado á relação estabelecida entre a Embraer e seus fornecedores. Objetiva-se à luz da Visão Baseada em Recursos identificar os fatores que influenciam a escolha de fornecedores pela Embraer para sua linha de produtos e-jets. Para alcançar tal iniciativa, foi adotado o metodo exploratório de estudo de caso por meio da analise de documentos institucionais e pesquisas relacionadas ao tema. Os resultados oriundos do estudo apontam diferenças entre visões dos integrantes da rede de cooperação. No entanto, sinergia de esforços em prol da melhoria dos processos, serviços e produtos. Assim, a identificação e o uso dos recursos estratégicos das empresas participantes da rede de cooperação contribui para o alcance de vantagem competitiva sustentada.

Biografia do Autor

Timothée Bezalel Konan, Université de Liège

Mestre em Transportes (2015) pela Universidade de Brasilia onde possui também graduação em Administração de Empresas (2013). . Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Planejamento, Projeto e Controle de Sistemas de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia, gestão da qualidade, gestão da cadeia de suprimentos e cadeia de suprimento.

Cleidson Dias Nogueira, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Doutor de Administração pela Universidade de Brasí­lia (UnB), na área de Inovação e Estratégia, com Doutorado Sanduí­che na Universitat Jaume I (UJI/Espanha), Mestre em Administração pelo programa de Mestrado Profissional Executivo em Gestão Empresarial, na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas, da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ebape). Especializações em Gestão Empresarial; Gestão Estratégica de Marketing; e em Marketing pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade Cândido Mendes (UCAM). Bacharel em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela União Educacional de Brasí­lia. Trabalha na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A linha de pesquisa tem centralizado-se em inovação e estratégia; desenvolvimento local/regional; e gestão (pública, marketing, logí­stica e agronegócios), em temas ligados í s redes interorganizacionais, negócios tecnológicos e aglomerações territoriais.

José Shimoishi Matsuo, Universidade de Brasí­lia

Possui graduação em Engeharia Civil pelo Instituto Maua de Tecnologia (1974), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de Tóquio (1980) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de Tóquio (1986). Atualmente é professor associado 4 da Universidade de Brasí­lia. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento e Organização do Sistema de Transporte, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de transportes, transporte e meio ambiente, transporte rodoviário interestadual, sistema de informação geográfica (sig), sistema ambiental monitoramento ambiental e logí­stica e gestão de transportes.

Paulo Cesar Marques da Silva, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI)

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Bahia (1983), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Transport Studies pela University of London (University College London) (2001). É professor adjunto da Universidade de Brasí­lia, ex-diretor da Anpet - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes, ex-membro da Câmara Temática de Educação para o Trânsito e Cidadania (órgão assessor do Contran - Conselho Nacional de Trânsito) e ex-conselheiro do Conselho das Cidades, nos dois casos representando a Anpet. Desde maio de 2015 encontra-se cedido í  ABDI - Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, exercendo a função de Gerente de Desenvolvimento Produtivo. Já foi assessor do reitor e prefeito do campus da UnB, onde também foi coordenador do curso de graduação em Engenharia Civil e por duas vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação em Transportes. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Engenharia de Tráfego, atuando principalmente nos seguintes temas: simulação de tráfego, pólos geradores de viagens, transporte público, mobilidade sustentável, segurança no trânsito e acessibilidade.

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Publicado

2016-12-27

Edição

Seção

Artigos